quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Suco de Uva. No Brasil e no Exterior - ótimo!

Participação em duas feiras, uma em São Paulo e outra em Hong Kong, inaugura a parceria firmada entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf)
A promoção do suco de uva no mercado nacional e internacional começa em setembro com dois eventos. A estreia do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), será na Ásia Fruit Logística, entre os dias 2 e 4 de setembro, em Hong Kong, na China. Logo depois, de 8 a 10 de setembro, ocorrerá a primeira participação coletiva das vinícolas que produzem suco de uva em uma feira nacional dedicada ao setor, a Fruit & Log, em São Paulo.

A parceria, que conta ainda com o apoio do Sebrae e do governo gaúcho, abrange os estabelecimentos vinícolas que elaboram sucos de uva natural e integral nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Bahia.

Para Raquel Rohden, coordenadora do projeto pelo Ibravin, a estreia do programa na Ásia Fruit Logística é uma grande oportunidade para o suco de uva. Ela lembra que a Ásia é a região que mais cresce no mundo, abrigando quase metade da população terrestre. “Além disso, as taxas de crescimento econômico são superiores às de qualquer outro continente e os asiáticos, também em virtude do aumento da renda per capita e da urbanização, estão alterando seus padrões alimentares e incluindo mais frutas e sucos em sua dieta”, afirma. “Dentro deste contexto, a Asia Fruit Logística é a porta de entrada do suco de uva brasileiro no mercado asiático – oportunizando o aprendizado sobre as culturas locais, além da realização dos contatos comerciais e fechamento de negócios”, complementa.

Outras ações
Além da presença em feiras e eventos, serão desenvolvidas atividades de capacitação em Boas Práticas de Elaboração e degustações em ponto de venda. Também estão programadas participações na Fruit Logistica 2010, de 3 a 5 de fevereiro, em Berlim, Alemanha, e na Gulfood 2010, de 21 a 24 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
As ações ainda prevêem duas edições do Projeto Comprador, com rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais na Fruit&Log, em São Paulo, e na Frutal Cone Sul, de 5 a 7 de novembro, em Bento Gonçalves.
Fonte: Assessoria de imprensa Wines from Brasil

Um comentário:

Susana Falhas disse...

Olá Vânia!

Acabei de descobrir o teu blogue agora mesmo. Achei fantástico saber que és uma apaixonada pelos vinhos e sabes do que falas. Não são muitas as mulheres(como eu) com essa sabedoria sobre vinhos.

Sei que é já um pouco em cima da hora, mas gostava de lhe fazer um convite: dia 10 vai haver uma blogagem colectiva na Aldeia da minha vida sobre vinhos e vindimas e teriamos todo o gosto se participasse falando sobre essa grande paixão ( se calhar contando como nasceu essa paixão, por exemplo). Se aceita o nosso convite, agradeciamos que enviasse um texto com máximo de 25 linhas e uma imagem para aminhaldeia@sapo.pt ( se possível até amanhã).

Grata pela atenção.
Abraço, Susana