quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ótimas curiosidades: Começa o Projeto Imagem para oito jornalistas internacionais

Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Polônia, Austrália e Holanda são a procedência dos convidados do Instituto Brasileiro do Vinho, por meio do projeto Wines From Brazil, para conhecer vinhos e espumantes produzidos na serra gaúcha

Oito jornalistas de seis países iniciaram, nesta segunda-feira (21), a participação no Projeto Imagem, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Wines From Brazil, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A programação, que inclui visitas técnicas por empresas e instituições da serra gaúcha, segue até o próximo sábado (26), com a presença dos jornalistas estrangeiros na 17ª Avaliação Nacional de Vinhos da safra 2009, no Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves.

Entre os presentes do Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Polônia, Austrália e Holanda, está o escritor inglês Stuart Donald George, que integrou a lista de 44 especialistas que escreveram o livro “1.001 vinhos para provar antes de morrer”, editado por Neil Beckett. O projeto prevê visitas técnicas e harmonizações de vinhos e espumantes da Lidio Carraro, Aurora, Miolo Wine Group, Salton, Casa Valduga, Panizzon, Don Guerino, Boscato, Dal Pizzol, Lovara e Don Laurindo.

Origem
Da Alemanha, vieram dois jornalistas, Ilka Lindemann, editora da revista Weinwelt, e Michael, free-lancer que escreve para várias revistas alemãs especializadas sobre vinhos. Da Holanda, veio o editor Jacobus Mattheus Andrianus Maria Hermus, que escreve para os jronais “Dagblad van her Noorde”, “Geassocieerde Persdienten” e “Noorderland and Bouillon Magazine”. O representante da Polônia é Tomasz Prange-Barczynski, colunista da “ Magazyn Wino”, “Newsweek Poland”, “Playboy Poland” e “Radio PIN Wasaw”.

O grupo internacional ainda é formado por Jane Egginton, do Reino Unido, jornalista independente que escreve para “Michelin Publishing”, “World Travel Guides”, “The Guardian” e “The Observer”. A Dinamarca está representada por Jorgen Monster Pedersen, do jornal “Politiken”, “Bedre + Smag&Behag” e “Vinforum”. Por fim, o jornalista australiano que mora no Brasil, Simon Thomas Tarmo, que escreve para a “Wine Business International”.

Programação
O Projeto Imagem começou, nesta segunda-feira (21), com almoço no Spa do Vinho e jantar no Casa Curta, com harmonização dos vinhos e espumantes da Lidio Carraro. Nesta terça-feira (22), o grupo assiste a uma apresentação na Embrapa Uva e Vinho e faz visitas a Aurora (com almoço) e Miolo Wine Group (com jantar). Na quarta-feira (23), os jornalistas conhecerão a Salton (com almoço) e a Casa Valduga. O jantar será na Primo Camillo, pizzas harmonizadas com vinhos e espumantes da Panizzon.

Na quinta-feira (24), o dia começa na Don Guerino (com almoço), continua pela Boscato e termina com um jantar de ostras na Domno, a cargo da equipe do restaurante de Florianópolis “Ostradamus”. Na sexta-feira, a agenda inicia pela Dal Pizzol (com almoço). À tarde, ocorre o seminário “Oportunidades para os vinhos brasileiros nos mercados estrangeiros”, com a participação dos jornalistas internacionais, que darão depoimentos sobre a realidade do mercado em seus países e acerca da percepção deles sobre os vinhos e espumantes do Brasil. À noite, acontecerá visita e jantar na Lovara. No sábado (26), o grupo participa da 17ª Avaliação Nacional de Vinhos e, à noite, jantar na Don Laurindo.
Fonte: Ibravin
ads: que programação de ouro.. que inveja saudável ... rs

Nenhum comentário: