quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Governadora renovou convênio com o Ibravin

A governadora Yeda Crusius renovou ontem 1º de Setembro, o convênio com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o exercício 2010. Pelo convênio, o governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), autoriza o Ibravin a receber diretamente dos estabelecimentos processadores de uva até 25% dos recursos gerados pela taxa de serviços diretos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis).

Segundo o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, o montante pode alcançar R$ 3,5 milhões. O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Denis Debiasi, afirma que os recursos beneficiam 15 mil famílias de viticultores, com área média de 2,4 hectares de vinhedo por família e mais de 700 empresas produtoras de vinho e derivados da uva em atividade no Rio Grande do Sul.

Fundovitis
Em junho 2007, atendendo a uma antiga reivindicação do setor vitivinícola, a governadora Yeda Crusius encaminhou o projeto de lei à Assembléia Legislativa – onde teve aprovação unânime –, autorizando o repasse de 25% dos recursos do Fundovitis ao Ibravin. Em 2007 e 2008 foram repassados R$ 6.686.270,00 ao Ibravin, por meio de convênio com o governo do Estado, para uso em 2008 e 2009, respectivamente.

Conforme o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, a Lei Estadual 12.743, de 05/07/2007, que regula o repasse de 25% das taxas da industrialização da uva creditadas às indústrias através do ICMS, deu mais independência ao setor vitivinícola gaúcho, que ganhou agilidade para investir na promoção e divulgação dos vinhos e derivados da uva no cenário Nacional.

Os recursos ainda permitem a manutenção do Cadastro Vitinícola e do Laboratório de Referência em Enologia em Caxias do Sul, viabilizando o cruzamento de informações e a rastreabilidade de toda a produção e repressão as fraudes.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: