segunda-feira, 11 de maio de 2009

A uva TANNAT por ela mesma

Amigos, passei, literalmente, o sábado e a segunda, inteiros, respondendo sobre a uva Tannat, no fórum do meu site.... (Dia das mães não, que eu não sou de ferro, tirei meu dia...)
Surgiram questionamentos sobre essa uva por conta da reportagem no Globo Reporter.
Vamos aos pontos!

Sinonimia:
Moustrou, e Madiran na França, Harriague no Uruguai

Um pouco de sua história:
A Tannat é originária da região de Madiran, no sul da França, onde está sua maior área de cultivo. Também é importante no Uruguai, onde é a principal vinífera tinta cultivada. Foi introduzida no RS pela Estação Experimental de Caxias do Sul em 1947, procedente da Argentina. Novas introduções foram feitas em 1971 e 1977, com materiais vindos da Califórnia e da França. Destacou-se nos experimentos, passando a ser avaliada em unidades de observação em propriedades de viticultores do início da década de 1980. No mesmo período foi plantada em Santana do Livramento pela empresa National Destillers. A partir de 1987 começou a ser difundida comercialmente na Serra Gaúcha.
É uma cultivar de médio vigor e produtiva, apresenta potencial bom glicométrico e comporta-se bem em relação às doenças fúngicas. O vinho da 'tannat' é rico em cor e em extrato, servindo para corrigir as deficiências destas características em outros vinhos de viníferas. Também tem sido comercializado como vinho varietal. É um vinho bastante adstringente portanto necessita de
envelhecimento.

Estudos:
Recente pesquisa da PUC de Porto Alegre RS comprova que a uva tannat tem maior índice de resveratrol que é um antioxidadente potente que atua em uma proteína chamada cirtuina, que está ligada ao envelhecimento. Essa proteína evita doenças do envelhecimento, como Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Características dos Vinhos de Tannat:
Vinhos com notas aromáticas variando entre (amoras, framboesas, ameixas, especiarias como o cravo e a canela, tabaco e violetas - fumaça, chocolate e baunilha quando em contato com madeira).

Alguns exemplos:
Dom Candido Tannat, Miolo Fortaleza do Seival Tannat, Salton Classic Tannat, Don Laurindo tres tipos distintos de Tannat, Dal Pizzol Tannat ...

Dentre as questões sobre a uva, dezenas de e-mails eram: Qual o melhor TANNAT?
O melhor é uma questão de gosto pessoal - único e intransferível - cada pessoa determinará o que vai agradar melhor ao seu paladar.

Curiosidades que aprecio nos Vinhos de Tannat:
- tânicos, encorpados;
- enriquecem grandiosamente vinhos de corte;
- um dos vinhos premiados que leva tannat é o Salton Talento;
- acessível $$ na versão Classic da Salton - jovial com taninos fáceis.

Fonte: Globo Reporter - materia.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho - Sobre a Uva Tannat

3 comentários:

Cleci disse...

Existe diferença entre a uva tannat brasileira e a uva tannat uruguaia? Porque dizem que a tannat uruguaia é melhor?

rodrigo dias disse...

Estava lendo a um tempo atrás não me lembro qual foi o livro, que falava que a merlot brasileira continha uma quantidade de resveratrol bem significante, em comparação as outras, isso é verdade?

Doutor Marco disse...

Conforme FREITAS [4], os vinhos tintos no Brasil, da região de Bento Gonçalves, têm a concentração de polife-nóis totais entre
491,4 a 1722,3mg.Lpara vinhos da cul-tivar Cabernet,
430,3 a 1992,6mg.Lpara vinhos da cultivar Merlot
832,9 a 1932,9mg.L para vinhos da cultivar Tannat.