sexta-feira, 8 de maio de 2009

Salton conquista tricampeonato na Expovinis

Salton Talento foi eleito o melhor tinto nacional no concurso TopTen realizado na Expovinis, principal evento do setor vinícola da América Latina

OBS: Merecidamente esse vinho é tudo de bom.... e tem um preço muito em conta por toda a qualidade encontrada nele..... Vale completamente todas as gotas.

A Salton é tricampeã na Expovinis 2009, a maior feira do setor vinícola da América Latina, que acontece até esta quinta-feira, 7 de maio, em São Paulo. A safra 2005 do Salton Talento foi eleito o melhor vinho nacional do concurso TopTen, promovido pelo evento. O título vem coroado com as conquistadas em 2006, também pelo Salton Talento, mas da safra 2004, e, no ano seguinte, pelo Merlot Salton Desejo 2004, que encantou os exigentes degustadores.

A terceira distinção na mais representativa prova de vinhos organizada no país, pela competência e excelência de seu corpo de jurados, representa a consolidação do trabalho que a vinícola desenvolve no segmento de vinhos finos. Com os títulos de maior de maior produtora de espumantes do país e líder na comercialização do produto há cinco anos consecutivos, com 40% do mercado nacional, a Salton também investe pesado na valorização do vinho nacional.

O Salton Talento 2005 é proveniente de uma safra excepcional, quando choveu pouco e o clima quente favoreceu a maturação da fruta. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat selecionadas, destaca uma coloração roxo intenso e límpida, com um buquê complexo de flores secas, frutas roxas (amora, framboesa, mirtilo e cassis), além de notas de nozes, tabaco, café, cogumelos, tostados, chocolate e especiarias. Na boca é elegante e concentrado, doce e equilibrado. Destaca taninos macios e estruturados, que permitem um final persistente e harmônico, resultado do amadurecimento durante 12 meses em barricas de carvalho francês novas, além de outros 12 meses na garrafa.

O TopTen Expovinis Brasil 2009

Com avaliações às cegas, o concurso tem como presidente o jornalista Jorge Lucki, colunista de Prazeres da Mesa e do jornal Valor Econômico, e como coordenador José Ivan Santos, professor do Senac e autor do livro “Vinhos, o essencial”. O especializado júri do Top Ten é composto por: os jornalistas Jorge Carrara (Folha de São Paulo), Marcelo Copello (Gazeta Mercantil/Adega), José Maria Santana, Gerson Lopes (Estado de Minas) e Roberto Gerosa (Veja), Nuno Vaz Pires (Enólogo e Diretor da revista Wine - A Essência do Vinho de Portugal) além de reputados degustadores das mais importantes associações que trabalham para a cultura do vinho no Brasil Mauro Celso Zanus (Degustador da EMBRAPA Uva e Vinho e Enologo da ABE) Ricardo Farias (ABS-Rio), Gustavo Andrade de Paulo (ABS-SP), Márcio Oliveira (SBAV-MG), Manuel Beato (Sommelier do Fasano e autor do Guia de Vinhos Larousse) e José Luiz Pagliari (SBAV-SP).

Nenhum comentário: