quarta-feira, 20 de maio de 2009

Lídio Carraro e Encruzilhada do Sul.... algo a mais...

A opinião é do produtor e enólogo Juliano Carraro, cuja família escolheu o município como o "terroir" perfeito para a produção de seus vinhos de boutique, ou vins de garage, como dizem os franceses. Prova da escolha determinada da Lidio Carraro é a compra de 200 hectares em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, ante os sete hectares que possui no Vale dos Vinhedos. Hoje, a produção atinge 30 hectares. O futuro da Lidio Carraro está em Encruzilhada. "Ao longo dos anos, pretendemos alcançar a produção de uvas em 150 hectares no município", afirma.

O enólogo destaca a diversidade natural característica do solo local. "Encontramos aqui uma identidade própria, uma vocação natural para a produção de vinhos de extrema qualidade", destaca. Conforme Juliano, cada pedaço de terra de Encruzilhada produz resultados diferentes. A Lidio Carraro, por exemplo, cultiva a cepa Merlot em quatro áreas distintas, todas com resultados surpreendentes. "A possibilidade de produzir vinhos mais ricos, mais complexos, é desafiadora e muito interessante".

Juliano Carraro informa que Encruzilhada do Sul possui uma combinação única, formada por um solo de origem granítica, com baixos teores de matéria orgânica, ótima drenabilidade e exposição aos ventos (que geram baixa umidade), altitude de 350 a 600 metros, insolação homogênea e amplitude térmica (dias quentes e noites frias), que reforça a maturação das uvas e gera um maior índice de polifenóis. "Em Encruzilhada, encontramos uma incrível capacidade de produzir safras mais regulares e com qualidade diferenciada".

Encruzilhada ainda está muito bem localizada, tem fácil acesso e está próxima do Vale dos Vinhedos, o que preserva a sanidade das uvas no transporte dos vinhedos à vinícola. A região que abriga as videiras éem Encruzilhada ainda é mais homogênea, menos acidentada do que o Vale dos Vinhedos. "Todas as variedades se dão bem aqui, mas se for pra escolher um destaque, seria a Merlot, e uma estrela, a Tannat". "Se no Vale dos Vinhedos obtemos vinhos mais elegantes, com sutilezas aromáticas que lembram os franceses, em Encruzilhada conseguimos mais complexidade, corpo e frescor de sabores da uva", explica.

Das cepas tradicionais, a Lidio Carraro produz as tintas tradicionais Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Tannat e Merlot, e as novidades Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Nebbiolo, Terolgo e Syrah. A branca Chardonnay é uma estrela, base da produção dos espumantes Reserva da Serra.

Perfil de Encruzilhada do Sul

- Com relevo formado predominantemente por colinas suaves, apresenta solo de origem granítica, com baixos teores de matéria orgânica e boa drenabilidade. O clima é subtropical e caracteriza-se por verões relativamente quentes e secos. Dias ensolarados e noites frias, principalmente no período de maturação das uvas, é uma das aptidões dessa região que contribui para um maior índice de polifenóis – importante para a coloração, estrutura e potencial de envelhecimento dos vinhos.

- No microclima escolhido pela Lidio Carraro, foram identificadas inúmeras parcelas distintas de terreno, onde são realizados estudos para verificar a adaptação e potencialidade de diferentes clones e variedades. Na primeira vindima, realizada em 2004, constatou-se a grata possibilidade de elaborar vinhos encorpados e intensos. Esta expectativa em parte já era assegurada por estudos e trabalhos anteriores realizados em Encruzilhada do Sul nos anos 80.

Os segredos da produção de vinhos da Lidio Carraro:

- Poda verde: os cachos ruins são eliminados antes do amadurecimento para que os restantes tenham mais concentração de açúcar e nutrientes. Cada vinha produz de 1,5kg a 2kg, enquanto outras vinícolas produzem de 4kg a 6Kg.

- Manejo: a folhas são periodicamente retiradas da parreira, com a intenção de aumentar a exposição dos cachos aos raios solares.

- Trabalho manual: as uvas são colhidas e selecionadas manualmente, sem uo da mecanização. As uvas ainda são desengaçadas e conduzidas aos tanques de vinificação pelo sistema de gravidade, evitando a extração de compostos indesejáveis.

- Vinificação natural: a elaboração dos vinho é feita com a extração da essência da uva, sem implementar correções enológicas. Para não alterar as características naturais da fruta, não são usados barris de carvalho.


Pessoal e intransferível... eu ainda não conheço todos os vinhos desta Boutique... mas os que conheço são bons beeem bons, Quorum, Ellos, Da'divas chardonnay e rosé, linha reserva da serra - vinhos e espumantes, grande vindima tannat e merlot...
ah quase eu ia esquecendo... não é por nada que todos se rendem a este encantador clã ...

Nenhum comentário: