quarta-feira, 29 de julho de 2009

Safra cai e 45% da uva comum vai para produção de suco

Produção de uva foi 15,9% menor do que na safra passada no Rio Grande do Sul, estado responsável por cerca de 90% da elaboração brasileira de vinhos

A safra de uva deste ano no Rio Grande do Sul resultou na colheita de 533,26 milhões de quilos, 15,9% a menos do que a safra de 2008, quando foram recolhidos 634,04 milhões de quilos de uvas dos parreirais gaúchos – responsáveis por cerca de 90% da produção brasileira de vinhos. Os dados foram apurados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) junto ao Cadastro Vitícola, mantido em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As uvas comuns tiveram recuo de 16,2% na sua produção; as viníferas encolheram menos, 13,9%.

A queda na produção já era esperada, em razão das condições climáticas no período da brotação e floração, onde ocorreram chuvas em excesso. A previsão era de uma diminuição até maior, em torno de 20%, segundo o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. “Apesar de ser ruim para alguns viticultores, que em algumas regiões sofreram uma perda significativa da sua produção, para o mercado de vinhos a safra menor pode ser um alento”, observa Paviani, acrescentando que “a menor quantidade de uva e, consequentemente, de vinhos, pode ajudar na retomada do equilíbrio do setor, que hoje vive com estoques superiores a 300 milhões de litros.

Suco de uva em alta
A maior novidade desta safra é o destino de 45% das uvas comuns para a produção de suco de uva. Nos anos anteriores, a média ficava em 30%. “Isso se deve à crescente aceitação dos consumidores ao suco de uva, especialmente o natural e integral, que não contém adição de água e açúcar”, afirma Paviani. Segundo ele, o mercado de suco de uva tem crescido a uma média de 15 a 20% por ano, sendo que os sucos naturais têm incremento ainda maior, ao redor de 40%. “Toda a produção tem sido absorvida, o que leva as empresas a apostarem nesse produto”.

Nos últimos cinco anos, a comercialização de suco de uva duplicou, atingindo um crescimento de 117%. A entrada em vigência da Lei Seca no Brasil, que forçou os motoristas a procurarem uma alternativa ao vinho e às bebidas alcoólicas, e a maior divulgação dos benefícios da saúde advindos do consumo do suco de uva natural/integral projetam um mercado em constante crescimento.

A produção de suco de uva do tipo integral/natural no Rio Grande do Sul foi de 18,3 milhões de litros em 2008. Este volume representa 33% a mais do que a produção de 2007, que foi de 13,7 milhões de litros. “Provavelmente, o aumento no consumo só não foi maior porque não havia mais produção”, avalia Paviani. Nos anos de 2001 e 2002, a produção era de 2,8 milhões de litros. Em 2003, 3,5 milhões de litros. Em 2004, 4 milhões; 2005, 6 milhões de litros; e 2006, 8,6 milhões de litros de suco de uva natural/integral.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: