terça-feira, 21 de julho de 2009

Salton orienta produtores com Programa de Qualidade

O ano vitícola começa em agosto, mas a Salton já deu início ao Programa de Qualidade que desenvolve junto aos agricultores todos os anos. O setor agrícola da empresa está visitando os núcleos de produtores parceiros para a entrega do Boletim Técnico, que traz orientações sobre poda, adubação, tratamentos de inverno e todos os manejos necessários nesta época do ano. A iniciativa tem a finalidade de padronizar os procedimentos nas videiras e, assim, manter o padrão de qualidade exigido na uva recebida a cada nova safra.

Os materiais levam em conta as características específicas de cada região, observa o engenheiro agrônomo da Salton, Agliberto Bianchi. “Os boletins são diferentes para os produtores da Serra e da Fronteira, não apenas em função do solo e do clima de cada lugar, mas também da uva cultivada nessas áreas.” As publicações ainda concentram a Caderneta de Campo, onde estão listados todos os defensivos agrícolas registrados no Ministério da Agricultura e liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O material também reserva espaço para que o agricultor anote todas as intervenções realizadas na videira durante todo o ano, bem como as quantidades, ou seja, promove um cronograma de tratamento. “Os dados são entregues junto com a uva durante a safra, para o controle interno da vinícola”, afirma Bianchi.


ADD: o Sr. Bianchi, agrônomo da Vinícola é uma daquelas pessoas que dá prazer de ver e conversar, é de uma simplicidade comum do interior da Serra e de conhecimentos parceiros, do tipo trabalhamos em equipe, quem conhece sabe do que eu falo, aliás toda a equipe da Salton é assim... "ou fazemos um trabalho juntos ou não seremos nada".... isso deveria ser seguido no dia a dia de muitas pessoas - simples mortais que não elaboram a bebida dos deuses....

Nenhum comentário: