quinta-feira, 9 de julho de 2009

Miolo Wine Group lança vinho ícone do projeto Fortaleza do Seival com a presença do renomado winemaker internacional Michel Rolland

A Miolo Wine Group realizou nos dias 3 e 4 de julho, no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, em Bento Gonçalves, seu principal evento de vinhos do ano. Os produtos foram apresentados pelo winemaker internacional Michel Rolland, um dos mais prestigiados enólogos do mundo e consultor da Miolo desde 2003. Os convidados conheceram 11 lançamentos previstos para chegarem ao mercado este ano.

Um dos principais destaques foi a apresentação do Sesmarias 2008, vinho que chega ao mercado em 2010, para se tornar o ícone do projeto Fortaleza do Seival, na Campanha Gaúcha. “A Miolo se propôs a investir na qualidade e o trabalho desenvolvido em parceria com Rolland consolidou a vocação da empresa de elaborar vinhos finos de categoria superior, com a expressão do terroir de cada região”, afirmou o diretor técnico da Vinícola Miolo, Adriano Miolo.

O Sesmarias é o primeiro vinho elaborado no Brasil com fermentação integral em barrica nova de carvalho, as duas fermentações espontâneas (do álcool e do ácido málico) acontecem na madeira e em contato com as cascas. A sua elaboração é extremamente minimalista, o acompanhamento é minucioso, as uvas desengaçadas não são esmagadas, a remontagem é feita com o rolamento da própria barrica, o vinho não é colado nem filtrado. “Este processo potencializa a uva, através de uma vinificação delicada essencial para a elaboração de grandes vinhos”, explicou Michel Rolland.

No sábado, os convidados participaram de uma palestra sobre cortes de vinho proferida por Rollland. Entre os presentes, estava o comentarista esportivo Galvão Bueno. Galvão participou atentamente de toda a programação oferecida pela Miolo e se disse surpreso com tudo o que viu no Vale dos Vinhedos. “Nunca havia vindo antes para esta região, mas tinha a impressão de ser algo grande. Entretanto, não imaginava ser tão grande. Após esta visita, tenho a convicção de que a Miolo é uma das responsáveis pela evolução do patamar de qualidade do vinho brasileiro”, afirmou.

À noite, a empresa ofereceu um jantar harmonizado com os vinhos: RAR Collezione Pinot Noir 2008, Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005, Merlot Terroir 2008 e Miolo Lote 43 2005.


Consultoria de Michel Rolland

A influência de Rolland foi essencial no projeto de qualidade da Miolo. A empresa seguiu a orientação do consultor reduzindo a produtividade dos seus vinhedos, realizando a colheita manual das uvas, fazendo a degustação das frutas ainda nos vinhedos e investindo em tecnologia que proporciona a máxima preservação das uvas. Seis anos após ter iniciado o trabalho na Miolo e sua 1ª experiência no Brasil, Rolland percebe uma evolução da qualidade dos vinhos da empresa. “Antes de conhecer o Adriano e vir par ao Brasil, não tinha idéia de como seria o produto brasileiro. Depois desse tempo, afirmo que o Brasil pode produzir vinhos de personalidade e que a Miolo está nesse caminho”, afirma Rolland.

A empresa investiu nos últimos dez anos mais de R$ 120 milhões na aquisição de novas áreas, na importação de mudas, em pesquisa de novas variedades e em tecnologia para melhorar toda sua base de produção. O resultado foi o lançamento de vinhos que conquistaram reconhecimento nacional e internacional. Hoje, os produtos da Miolo são encontrados nos mais sofisticados restaurantes e casas do Brasil e também da França, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Japão, Dubai, Canadá. São mais de 22 países nos 4 continentes.


Lançamentos:

Sesmarias 2008

O Sesmarias resulta de um corte de seis variedades de uva tinta, de parcelas com produtividade de 4 toneladas por hectare. É elaborado a partir do processo de fermentação integral em barrica, utilizado nos grandes châteaux da França. As uvas selecionadas são lentamente desengaçadas e as bagas inteiras permanecem durante uma semana em maceração pré-fermentativa a frio. A fermentação alcoólica dura em torno de 1 a 2 semanas. O tempo total de maceração é de 30 a 45 dias, com a fermentação malolática a acontecer nas películas. O vinho envelhece 18 meses em barricas novas de carvalho francês.

A produção não ultrapassará cinco mil garrafas. “Lançar um produto com as características do Sesmarias mostra que a Miolo encontrou o caminho da excelência na produção de vinhos”, afirma o enólogo Michel Rolland.

Do ano de 2001 - primeira data dos plantios no projeto Fortaleza do Seival - até 2009, já foram investidos R$ 40 milhões: R$ 20 milhões na área de viticultura, R$ 15 milhões na área de enologia e R$ 5 milhões no mercado.

O Sesmarias chega ao mercado em 2010. A Miolo inspirou-se no modelo francês de venda de vinho boutique “Vente de Vins en Primeur” que determina a reserva prévia dos produtos antes mesmo deles chegarem ao mercado.


RAR Collezione Pinot Noir 2008

Após alguns anos de estudo, os enólogos da Miolo Wine Group perceberam que a uva Pinot Noir cultivada na região dos Campos de Cima da Serra, local onde localizam-se os vinhedos do empresário Raul Anselmo Randon, expressa o máximo do terroir da região. A constatação levou a empresa apostar na elaboração do RAR Collezione Pinot Noir 2008. Envelhecido durante um ano em barricas novas de carvalho francês. “Elaboramos um vinho com características do velho mundo”, afirma o diretor técnico da MWG, Adriano Miolo.

A região dos Campos de Cima da Serra é uma das mais frias e mais altas do Brasil, com 1.000 metros de altitude. Atualmente, são produzidos 200 mil litros em 50 hectares, mas a estimativa é chegar a 1,5 milhão de litros em 2018, em 200 hectares. Pelo fato de a empresa não ter uma vinícola instalada nos Campos de Cima da Serra, as uvas são colhidas e seguem para cantina da Miolo, no Vale dos Vinhedos.

Lançamentos de Safras:

  • RAR safra 2005
  • Miolo Lote 43 safra 2005
  • Miolo Merlot Terroir safra 2008
  • Lovara Chardonnay 2008, Lovara Merlot 2008 e Lovara Cabernet 2008 (novo packaging)
  • Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005
  • Terranova Reserve Shiraz 2008
  • Terranova Chenin Blanc 2008

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