segunda-feira, 27 de abril de 2009

A lua afeta o gosto dos vinhos?

Já faz alguns dias que acompanho o questionamento que foi colocado na Enoteca - hoje vou compartilhar com os amigos do Blog o assunto....

===============
Maria Thun é uma senhora com bastante influência na indústria britânica de vinhos e mais especificamente na agricultura orgânica e vinhos biodinâmicos... Ela publicou em 1950 um calendário que classifica os dias como fruta, flor, folha e raiz, de acordo com a posição da lua e das estrelas. Daí..... segundo novos adeptos dessa 'filosofia' os vinhos são melhores nos dias fruta, seguidos pelos dias flor, folha e raiz. Os piores dias são classificados como desfavoráveis no calendário.

A teoria da da Maria diz que o vinho é um organismo vivo que responde aos humores lunares da mesma forma que alguns acreditam que os seres humanos também respondem. O chamado efeito lunar já foi fortemente desqualificado como pseudo-ciência, mas seus seguidores pensam que se a lua causa tanta influência sobre as marés, deve-se concluir que ela também afeta os líquidos do corpo humano e, consequentemente, seu comportamento.

A crença em que o vinho pode ter gostos diferentes dependendo do dia em que é bebido não é tão excêntrica quanto pode parecer. Todos os especialistas em vinho tendem a concordar - muito embora as teorias sobre o porquê variem muito.

O calendário biodinâmico é parte do conceito muito mais amplo da agricultura biodinâmica, cujo pioneiro foi Rudolf Steiner, lá pelos anos 1920. A filosofia é similar à agricultura orgânica, porém com a diferença chave de que o tempo do plantio é regulado de acordo com as fases da lua. A agricultura biodinâmica tem exercido uma grande influência na indústria vitivinícola, com alguns produtores conduzindo o plantio segundo essas diretrizes.
=============

Fatos ou pontos que eu destaco:
  • produtos de agricultura orgânica/biodinâmica são elaborados com mais cuidado e carinho algo como excentricidade e exoterismo acompanham a magia dos produtores... algo como hippies do mundo do vinho...
  • meus avós que no início da vida produziam tudo como manda a natureza (hoje se dá o nome de orgânico e biodinâmico) e depois com agrotóxicos nunca deixaram de lado a poda e colheita orientados pela lua;
  • a água e as marés influenicam muitas plantações e porque não influenciariam um vinho?
  • os céticos sempre irão argumentar que não existe ciência por trás;
  • se não tem explicação científica o descredito se instala;
  • eu penso que nem tudo é explicado pela ciência e pode ser explicado pelo carinho, dedicação e amor orientados na produção de qualquer coisa;
  • excentricidade;
Eu não sou dona da verdade mas é comprovado cientificamente (texto na revista cientific american) que a FÉ é um elemento importante na vida de qualquer pessoa. Porque? Ai, ai! Entraríamos numa questão filosofica mais complexa.... mas quem acredita em magia também consegue as mesmas coisas de quem acredita somente na ciência. E porquê não acreditar que a crença de que a lua influencia na degustação de um vinho?

VOCÊ é a SUA CRENÇA!

É a tal da filosofia de vida!

Fontes: Enoteca - http://www.enoteca.com.br/index.php?id=25413
Calendário astrológico: http://www.astrologie-info.com/mocal.cgi?language=eng&sidtrop=sid
BBC: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/8008167.stm

2 comentários:

Paulo Queiroz disse...

Interessante o assunto. Eu já penso que o sabor do vinho se altera em função da companhia, da ocasião, do ambiente com os amigos. Essas coisas influenciam mais a nossa percepção.
Parabéns pelo post.
Abraços

Paulo
http://nossovinho.com

Vânia - Vinhos Net disse...

Paulo,
eu penso que a ocasião faz o vinho coisas como bom humor, estar rodeado de amigos, um bom papo, nem precisa ser aqueles assuntos muito intelectuais, coisas do dia-a-dia (gripe suina por ex... rsss) e uma garrafa de vinho.. Tudo de bom! Para ter uma idéia nem vou dizer o nome do vinho mas enfim é um vinho quase comum, mas numa roda de amigos num jantar como "bixo grilo" eu tive a experiência de provar um vinho a luz da lua cheia e o vinho surpreendeu, o lugar e a lua fez o vinho.