quinta-feira, 2 de abril de 2009

Espumante, Frisante, Asti e outras dúvidas

Vamos tirar algums dúvidas sobre o tema, espumantes, frisantes, vinhos gaseificados?
É fácil compreender e depois é só degustar...

Espumante é Natual pois o gás carbônico é resultante de um processo de incorporação natural, a fermentação alcoólica que gera álcool, gás carbônico e temperatura.

Champagne é a denominação utilizada na França
- na realidade esta foi a denominação que deu origem ao produto e que corresponde ao nome da região. Tráta-se de uma AOC ou Apelação de Origem Controlada que é uma das formas em que muitos países da Europa classificam os derivados da uva e do vinho.

Na Espanha a denominação é Cava - que são os espumantes naturais produzidos exclusivamente através do método tradicional (champenoise) numa área geograficamente limitada ao norte do país, na região da Catalunha.
Na Itália a denominação de origem é dada para o Asti: um espumante natural de Moscatel de baixa graduação alcoólica e doce, produzido na região geográfica chamada Asti, ao Noroeste da Itália, no Piemonte.

Vinho Gaseificado
: É o resultado da adição de anidrido carbônico puro por qualquer processo, apresentando um conteúdo alcoólico entre 10 a 13% em volume e uma pressão compreendida entre 2,1 a 3 atmosferas a 2°C. Exemplos: Filtrado Doce.

Frisantes: contém teor alcoólicosentre 7 a 13% com conteúdo de anidrido carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20° C gaseificados naturalmente ou com adição de anidrido carbônico. Exemplos: Salton Lunae Georges Aubert Torre Eifel.

Vinhos Tranquilos: são classificados através de sua graduação que pode ocilar entre 8,6 a 14,0% do seu volume, são elaborados com castas nobres, aonde o processo tecnológico adequado assegura as características de cada variedade, geralmente são elaborados com vitis viníferas. Exemplos: Casa Valduga Premium Cabernet Franc, Dal Pizzol Merlot, Pizzato Egiodola.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá,
Obrigado pela explicação foi de grande ajuda.

Uma dica para quem quiser comprar eses tipos de bebidas pode procurar no Bebidastore, fui atendido muito bem.

Segue o Link para quem quiser: