Tenho lido por aí, textos de experts em harmonização... que juram de pés juntos que vinhos de uma forma geral não harmonizam com chocolate e que somente vinhos licorosos é que são parceiros dos 'filhotes de cacau'.
Ganhei muito chocolate na Páscoa (e não foi de puxa-sacos -rssss mas sim de pessoas que me AMAM - bjs) e é inevitável fazer testes, os que foram positivos:
Diversos tipos de chocolate ao leite com recheio, sem recheio, com passas e sem, com amendoim, chocolate meio-amargo etc e os seguintes vinhos foram parceiros que harmonizaram ou seja resultaram em um casamento positivo na boca: Terranova Shiraz, Dom Candido Gamay, Salton Espumante Demi-sec, Cavalleri Moscatel Rosé e Casa Valduga Licoroso.
Podemos puxar a bíblia da harmonização para explicar o SIM HARMONIZA - mas cada chocolate e vinho é uma sentença - Seja pela acidez ou suavidade, seja pelo docinho o que procuramos numa harmonização é o prazer de limpar a boca ou prazer de nascer outro sabor na boca...
As regrinhas de harmonização existem para auxiliar porém o que vale é a prática. Aproveite os chocolates e faça testes, muitos testes, não deixe que ditem para você o que é bom ou ruim - o que importa é descobrir o que é harmônico ao seu paladar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário