segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Venda de vinhos, espumantes e suco de uva até novembro já ultrapassa total de 2008

E sabe porquê?

o primeiro semestre é que foi ótimo para o Vinho Nacional, o resto do ano??? no montante foi bom... mas sincerally? o ano fecha positivo exatamente pelo primeiro semestre e não pelo segundo.... mas vamos as notícias do Ibravin...

Até novembro deste ano, a comercialização de vinhos, espumantes e suco de uva elaborados no Rio Grande do Sul – Estado responsável por cerca de 90% da produção nacional – já ultrapassou os volumes alcançados em todo o ano passado. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foram vendidos 219,8 milhões de litros de vinhos finos e de mesa nos 11 meses de 2009, ante 214,5 milhões de litros colocados nos 12 meses de 2008. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram negociados 193,8 milhões de litros, ocorreu um aumento de 13,5% este ano.

Os espumantes superaram os 9,46 milhões de litros vendidos no ano passado, atingindo a comercialização de 9,59 milhões de litros nos 11 meses do ano. Na comparação com o mesmo espaço de tempo do ano passado, que teve a distribuição de 8,08 milhões de litros, o incremento é de 18,75% de janeiro a novembro deste ano.

O suco de uva natural (com 100% da fruta) também já passou o volume colocado no mercado em 2008, que ficou em 18,3 milhões de litros. Foram esparramados 23,6 milhões de litros de janeiro a novembro de 2009, um acréscimo de 41,11% aos 17,7 milhões de igual época de 2008. A comercialização total de suco de uva (reunindo o natural, adoçado, concentrado e reprocessado) teve alta de 28,3% de janeiro a novembro deste ano, perante igual época do ano passado.

Análise

Conforme o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, os números mostram que a tendência de crescimento nas vendas de vinhos este ano se concretiza com o fechamento do penúltimo mês de 2009. Entretanto, Paviani observa que, apesar das boas vendas do ano, o setor ainda amarga um déficit de -2,6% na comercialização de vinhos em relação à comercialização de vinhos de 2004 a 2008, cuja média ficou em 208,4 milhões de litros.

Em 2007, por exemplo, no mesmo período de tempo, foram colocados 224,5 milhões de litros de vinho; em 2006, 239,8 milhões de litros; e em 2005, o maior volume, com 258,3 milhões de litros vendidos de janeiro a novembro. “Estamos recuperando espaços de mercado, mas ainda estamos 14,9% inferior ao volume colocado nos 11 meses de 2005 [258,3 milhões de litros], o melhor ano desta década”, alerta. “Estes resultados positivos são animadores e mostram que o setor deve continuar focado na promoção de vendas e no convencimento dos consumidores de que a qualidade dos vinhos nacionais está em constante evolução”, argumenta.

Fonte: Ibravin

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