sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Parque Temático Dal Pizzol ganha Mapa Botânico da Videira

Árvore genealógica traz informações sobre as variedades cultivadas no vinhedo
Com o objetivo de ampliar e consolidar a cultura do vinho como tema fundamental de seu Parque Temático, a Dal Pizzol Vinhos Finos está disponibilizando a seus visitantes mais uma novidade.Trata-se do Mapa Botânico da Videira que conta com informações sobre as variedades de uva cultivadas no "Vnhedo do Mundo" existente no local.Disposto em um painel, o mapa também proporciona uma visão clara sobre a videira, espécie vegetal presente nos cinco continentes e que é cultivada desde o início da civilização.
O projeto, iniciado há três anos, pretende implantar uma coleção de variedades de uvas, mostrando os diferentes comportamentos vegetativos e característica genética de cada varietal. O Mapa Botânico da Videira tem como principais objetivos: servir como elemento de estudo para professores, alunos pesquisadores e interessados no tema nas mais diversas áreas de atuação, bem como tornar-se mais um atrativo do Parque Temático Dal Pizzol.
Atualmente, o vinhedo conta com cerca de 200 variedades originária de 22 países e quatro continentes que estão identificadas, listadas e localizadas no painel. O material vegetativo que deu origem ao vinhedo foi obtido através de viveiristas, viajantes, de banco de germoplasta, de viticultores dos respectivos países e contou com o apoio especial da Embrapa Uva e Vinho, através do pesquisador Humberto de Almeida Camargo. O planejamento, a implantação e o manejo do vinhedo é feito pelo Engenheiro Agrônomo da Dal Pizzol, Tiago Postal.
Para o diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos, Rinaldo Dal Pizzol, além de proporcionar o conhecimento de uma grande variedade de uvas cultivadas em todos os continentes, o projeto tem uma finalidade de cultivar, demonstrando a complexidade e a biodiversidade da planta. "Queremos mostrar que a videira é uma planta universal, que está presente e adaptada em todos os continentes, com variedades muito diferentes de uma região para outra", destaca.
Vinho da paz
Além de demonstrar a universalidade, a biodiversidade, da videira e a adaptabilidade da videira, o Mapa Botânico terá ainda um carácter social. A Dal Pizzol irá pruduzir um vinho com uvas provenientes do Vinhedo do Mundo. A bebida, denominada "Vinho da Paz", será comercializada através de leilão público e os recursos gerados com a venda serão revertidos a entidades que promovem ações visando evitar guerras.

Nenhum comentário: