sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Salton deve receber 18 milhões de quilos de uvas na safra 2010


Uvas destinadas à elaboração de suco e espumantes começaram a chegar nesta semana. Expectativa é de um incremento de 20% em relação ao ano passado

A Salton deu início nesta semana à safra 2010, quando são esperados 18 milhões de quilos de uva, um incremento de 20% em relação a 2009. O aumento deve-se a dois fatores principais, de acordo com o presidente da vinícola, Daniel Salton. “A crescente demanda de mercado, especialmente no que se refere aos espumantes, e a ampliação da capacidade de elaboração da Salton, resultado dos investimentos em novas tecnologias e equipamentos em 2009, são alguns desses motivos. O principal, no entanto, é o aumento significativo da procura pelos rótulos da Salton, numa constatação da alta qualidade do produto.”

Apesar das dificuldades climáticas, especialmente em função da chuva a partir de novembro, a expectativa é de uma boa safra, assegura o agrônomo Agliberto Bianchi. “As uvas para espumantes não necessitam de uma madurez acentuada. O que importa é sua sanidade. Por isso, estamos acompanhando os produtores e orientando para a colheita em duas etapas, para garantir a qualidade do produto. No caso das tintas, ainda é cedo para fazer uma avaliação, mas as previsões de clima seco nos meses de fevereiro e março nos estimula a esperar produtos de alta qualidade.”

As variedades brancas e Pinot Noir, destinadas para a elaboração de espumantes, devem somar 8 milhões de quilos. “Um milhão a mais que na safra 2009”, observa Bianchi. Aumento que vai ao encontro da estratégia da empresa de se manter como a maior produtora de espumantes do país e líder na sua comercialização nacional, título que ostenta há cinco anos consecutivos. O destaque deve ficar para a Moscato Giallo e Moscato Branco, que deverão somar 2,7 milhões de quilos, ou seja, 1 milhão de quilos a mais que em 2009. A ampliação no volume de elaboração de Moscatel espumante e do frisante branco Salton Lunae, sucesso absoluto desde seu lançamento, em maio de 2008, é o principal motivo no incremento da variedade. Entre as tintas viníferas, a expectativa é receber 3,5 milhões de quilos. Também um acréscimo de 1 milhão de quilos em relação ao ano passado.

As primeiras uvas

As primeiras uvas a desembarcarem na sede da vinícola, em Bento Gonçalves, foram as variedades Concord, BRS Violeta e Bordô, destinadas à elaboração do Suco de Uva Salton. São esperados 2,5 milhões de quilos da fruta. O incremento é mais de 35% deve-se à inovação que o produto ganha a partir deste ano. Com o objetivo de atender à demanda, maior a cada nova descoberta dos benefícios do produto para a saúde, a vinícola investiu em 12 tanques, com capacidade para 660 milhões de litros, que permitirão o acondicionamento do suco até seu engarrafamento.

Algumas variedades para espumantes também já começaram a chegar. É o caso da Chardonnay, que deve somar a mesma quantidade do ano passado, 1,05 milhão de quilos, e da Pinot Noir. Desta variedade, a produção da Serra Gaúcha, estimada em 200 mil quilos, será destinada para os espumantes, enquanto as oriundas da região da Campanha, cerca de 50 mil quilos, serão exclusivas para a elaboração do Salton Volpi Pinot Noir. A Riesling Itálico, aguardada para as próximas semanas, são esperados 600 mil quilos, quanto a Prosecco deve apresentar uma quebra. “A previsão deve ficar em 1 milhão”, observa.

Além de vinhedos próprios, as uvas que chegam à Salton são provenientes do cultivo efetuado por 600 famílias de agricultores parceiras da empresa. Da região da Campanha, são esperados 1,5 milhões de quilos de uvas. A safra das tintas está prevista para o final de fevereiro e término no início de abril.

Fonte: Vinicola Salton

Nenhum comentário: