terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Consultora avalia produtos de vinícolas interessadas em exportar aos EUA

A argentina Nora Favelukes, presidente da QW Wine Experts, radicada há mais de 20 anos nos Estados Unidos, começa nesta segunda-feira (11) o seu trabalho de consultoria ao projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A sua empresa atua no setor de relações públicas, posicionamento de produtos, planejamento de eventos e ações de marketing para a promoção de vinhos importados nos Estados Unidos. Atualmente, Nora é responsável pela promoção dos vinhos argentinos e uruguaios na terra do Tio Sam. “A partir deste ano, os vinhos brasileiros também serão clientes da sua conhecida empresa”, anuncia a gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan.

Nesta segunda-feira (11), às 9h30, na sede do Ibravin, em Bento Gonçalves, Nora Favelukes tem encontro marcado com as empresas integrantes do Wines From Brazil para apresentar aos produtores a estratégia de formação de preço e distribuição nos EUA. À tarde, ela inicia uma série de reuniões privadas com 13 vinícolas – Panizzon, Lidio Carraro, Irmãos Molon, Dal Pizol, Casa Valduga, Casa Motter, Peterlongo, Cave de Amadeu, Irmãos Basso, Galiotto, Miolo, Pizzato e Aurora – interessadas em exportar para o mercado norte-americano.

Andreia revela que Nora fará uma análise dos preços dos produtos elaborados pelas vinícolas, examinando a chance de eles terem sucesso entre os consumidores norte-americanos. “Ela avaliará até 20 vinhos de cada uma das vinícolas que aderiram ao projeto”, informa Andreia, acrescentando que a consultora também fará recomendações sobre possíveis adequações dos produtos ao mercado e avaliação das embalagens para os Estados Unidos. Ela fica no Rio Grande do Sul até sexta-feira (15).

Foco no consumidor
O trabalho dá a largada à preparação das empresas brasileiras para o começo da promoção do vinho nacional nos EUA. Além da participação em todas as provas da Fórmula Indy, o Wines From Brazil fará uma ação promocional e comercial em 40 das 200 churrascarias brasileiras existentes no País do presidente Obama. “Além de despertar no consumidor americano o interesse em conhecer os Vinhos do Brasil, queremos aumentar as vendas e a visibilidade das vinícolas brasileiras”, diz Andreia.

Esta será a primeira vez que o Wines From Brazil realizará uma ação promocional diretamente junto aos consumidores. Desde a sua criação, em 2003, o projeto de exportação dos vinhos brasileiros concentrou as suas iniciativas em feiras e eventos dedicados a compradores e distribuidores de bebidas pelo mundo afora. Este ano, o consumidor final, a começar pelos norte-americanos, será estimulado a conhecer e degustar os vinhos made in Brasil.


Saiba quem é Nora Favelukes:

Presidente da QW Wine Experts, empresa de relações públicas, posicionamento de produtos, planejamento de eventos e ações de marketing para a promoção de vinhos importados nos Estados Unidos, Nora Favelukes foi contratada, em 1988, pela Bodegas Navarro Correas para introduzir os vinhos da marca nos EUA. Foi gerente nacional de vendas da distribuidora Billington e foi responsável pela introdução da Bodegas Catena nos EUA. Hoje, é responsável pelas ações de Relações Públicas e Marketing dos vinhos argentinos e uruguaios. A partir deste ano, cuidará também dos produtos brasileiros, confirmado a sua especialidade em vinhos sul-americanos.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: