quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estudantes que viajam o mundo do vinho para fazer caridade estão pela 1ª vez no Brasil

Anja Cheriakova e Georges Janssens irão percorrer 20 países este ano coletando doações em garrafas de vinho para um leilão em benefício do Laos. Elas chegaram dia 30 à serra gaúcha, onde ficam até o dia 16 de setembro, com apoio do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria pelo Ibravin e Apex-Brasil

Dois jovens e um projeto audacioso: percorrer todas as principais regiões vitivinícolas do mundo. Esta é a empreitada de Anja Cheriakova e Georges Janssens desde o começo do ano. Mas ao contrário do que possa parecer, eles não são turistas ou simplesmente enófilos apaixonados. Anja e Georges estão numa missão humanitária do projeto World Wine Tour, que, depois de quatro edições, pela primeira vez inclui o Brasil no roteiro. Eles acabam de chegar ao Rio Grande do Sul para conhecer a tradicional região vitivinícola da serra gaúcha.

Os estudantes moradores da Holanda realizam a volta ao mundo do vinho por 20 países com o objetivo de coletar as melhores garrafas de vinho de produtores locais [de uma a duas garrafas por empresa] para realizar um leilão beneficente que ocorrerá no próximo ano em Hong Kong. Até agora, conta Georges, eles já arrecadaram mais de 200 garrafas de vinho. “Toda a renda do leilão será doada para a Reabilitação Lao Foundation Inc, que ajudará a mudar vidas em Laos”, afirma Anja. Laos é um país muito pobre, que fica na Ásia, ao sul da China.

Anja e Georges já passaram por Rússia, China, Laos, Vietnã, Singapura, Tailândia, Índia, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e na última segunda-feira (30) chegaram ao Brasil, onde ficam até o dia 16 de setembro, com o apoio do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Neste período, eles devem visitar de 15 a 20 vinícolas no Brasil, especialmente na serra gaúcha. Depois, eles ainda seguem para Chile, Argentina, Uruguai, França, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha, totalizando, até o final do ano, 20 países visitados.


A meta é arrecadar US$ 250 mil para financiar projetos de caridade como cuidar de uma escola para crianças cegas, operar missões médicas em áreas remotas, construir escolas, e levar suprimentos médicos para o país. A fundação beneficiada, criada pelo pai de Georges, está supervisionando a construção de um aqueduto para levar água a uma aldeia de 500 habitantes, cuja fonte de água fresca foi seca. Os recursos arrecadados pelo leilão de 2011 ainda ajudarão a reconstruir uma escola destruída por uma enchente do rio Mekong, em 2008.

As suas passagens pelos países e as visitas às vinícolas são narradas com fotos no blog www.worldwinetour2010.com, com textos disponíveis em quatro línguas (inglês, francês, espanhol e holandês).

Saiba mais

- Anja é psicóloga organizacional, estudante de Mestrado na Universidade de Utrecht e simultanemanete está realizando pesquisa em vinho durante o World Wine Tour.

- Georges Janssens é californiano com raízes francesas. Cresceu no Napa Valley onde George teve a oportunidade de trabalhar em diversas vinícolas, incluindo a Viader Vineyards e Robert Monadavi Winery.


Fonte: Wines of Brasil

Nenhum comentário: