terça-feira, 27 de abril de 2010

Ibravin abre participação na Expovinis comemorando números positivos

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) abre sua participação histórica na Expovinis 2010, que começa nesta terça-feira (27) e segue até quinta (29), em São Paulo, comemorando um crescimento de 12% na venda de vinhos finos e de mesa nacionais em 2009, contra apenas 2% dos importados. A comercialização de vinhos tintos finos ainda foi maior, de 15% no ano passado. Segundo o presidente do Ibravin, Júlio Fante, as cerca de 1,2 mil vinícolas existentes no Brasil – o dobro de cinco anos atrás – faturaram R$ 1,2 bilhão em 2009, um acréscimo de 60% em dois anos. O movimento geral da indústria brasileira de vinhos alcançou R$ 2,5 bilhões no ano passado, tendo por base os valores pagos pelo consumidor final. “Estamos recuperando mercado”, afirma.

A retomada na venda de vinhos, depois de quedas consecutivas desde 2005, ocorreu no ano em que o Ibravin lançou, na Expovinis 2009, a campanha “Abra e se abra. Abra a sua cabeça. Abra um vinho do Brasil”, com um saca-rolhas feito pelos Irmãos Campana como ícone dos produtos verde-amarelos. “O consumidor realmente está se abrindo para os vinhos brasileiros e deixando o preconceito de lado”, observa Fante. Ele informa que os espumantes têm crescido anualmente uma média de 20% ao ano e o suco de uva 40%.

Para aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros, o Ibravin, com apoio do Sebrae-RS e da Sedai (Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RS), reservou o maior estande da Expovinis, com área de 676 m², quase o dobro do que o de 2009, para uma participação coletiva de 44 vinícolas nacionais. O diferencial é que, pela primeira vez, as três principais regiões produtoras de vinhos do País – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Vale do São Francisco (que congrega os estados da Bahia e de Pernambuco) – estarão reunidas em um só local. “Queremos mostrar a força, a diversidade e o estilo único do vinho brasileiro”, diz Fante.

No ano passado, a presença dos Vinhos do Brasil já foi marcante, com estande de 352m² e participação de 25 vinícolas, mais do que o dobro de 2008, que teve 11 empresas presentes na Expovinis. Para o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, “a participação coletiva é uma demonstração de força dos vinhos brasileiros e uma prova da organização crescente do setor, em busca constante por mais qualificação e espaço crescente no disputado mercado nacional”.

Onze (11) empresas farão a sua estreia na Expovinis (Mioranza, Galiotto, Dom Cândido, Dom Bonifácio, Gran Legado, Vinícola Aliprandini, Vinícola Antonio Dias, Don Giovanni, Don Laurindo, Guatambú e Campos de Cima). “São empresas que estão buscando oportunidades em eventos importantes e de repercussão internacional”, observa Bertolini, acrescentando que “o apoio do Ibravin é fundamental para viabilizar a presença destas vinícolas no Expovinis”.

Programação especial e diferenciada

No mezanino do megaestande Vinhos do Brasil, com espaço de 36m², organizado pelo Ibravin, serão realizadas palestras em parceria com o Senac/SP, que também ficará responsável por oito workshops harmonizados com vinhos brasileiros das empresas participantes da feira. O palco da Expovinis servirá para o lançamento do projeto “Para saber o sabor dos Vinhos do Brasil”, que nos meses de maio e junho será promovido em mais seis cidades gaúchas (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Gramado e Flores da Cunha), realizando degustações harmonizadas com vinhos brasileiros, em parceria com a Escola de Gastronomia UCS/ICIF e FSI-Brasil (Federação dos Sommeliers Internacionais do Brasil). As degustações harmonizadas serão ministradas por Jefferson Sancineto Nunes, presidente da FSI Brasil, com cardápios assinados por Mauro Cingolani, nos dias 27 (às 19h), 28 (às 15h), e 29 (às 19h), nas salas de degustações da Expovinis.

Para comporem a programação especial do Ibravin na Expovinis foram selecionados 21 vinhos brasileiros. A escolha ocorreu entre 83 amostras enviadas pelas empresas, que foram avaliadas às cegas no último dia 6 de abril, na sede do Ibravin, por enólogos da ABE (Associação Brasileira de Enologia), Escola de Gastronomia UCS/ICIF, FSI-Brasil (Federação dos Sommeliers Internacionais do Brasil) e representantes das empresas participantes. O resultado desta degustação técnica foi a seleção de 21 rótulos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Confira os rótulos escolhidos abaixo.

Os quatro pratos que serão harmonizados com sete vinhos por dia na Expovinis foram escolhidos por sete convidados no dia 15, na sede Escola de Gastronomia UCS-ICIF, em Flores da Cunha. Os espumantes serão servidos com o prato “Bacalhau cremoso ao azeite de oliva extra virgem”. Os vinhos brancos e rosé com “Coelho em conserva com especiarias e ervas aromáticas”. Já os vinhos tintos irão à mesa com o prato “Braseado ao vinho tinto e cebola glacê”. Por fim, o espumante moscatel será harmonizado com a sobremesa “Mousse de laranja”.


PROGRAMAÇÃO DO ESTANDE VINHOS DO BRASIL (IBRAVIN):

Dia 27 de abril
16h – FELIPE DE SOUZA MACHADO – Coquetéis contemporâneos a base de vinhos
18h – PAULO MONTEIRO – A versatilidade do vinho nas mãos de um Bartender Freestyle
20h – RODRIGO LANARI – Construção de marcas de vinhos

Dia 28 de abril
15h – FELIPE DE SOUZA MACHADO – Coquetéis clássicos a base de vinhos
18h – MARCELO SILVEIRA DE SOUZA – Serviço de espumantes, brancos, tintos e fortificados
20h – MOISES PEREIRA DE LACERDA – História do vinho brasileiro

Dia 29 de abril
15h – CLOVIS FRANCO – Bacalhau e Vinho Brasileiro
17h – MOISES PEREIRA DE LACERDA – Blends internacionais em território nacional

Degustações Harmonizadas “Para saber o sabor dos Vinhos do Brasil”.
- Nos dias 27 e 29 de abril, às 19h, e no dia 28, às 21h, nas salas de degustação da feira.

Confira os 21 vinhos brasileiros que serão degustados e harmonizados na Expovinis 2010

Vinho/Vinícola UF
- Miolo Brut Rosé Cuveé Tradition - Miolo Wine Group | RS
- Ponto Nero Brut - Domno | RS
- Sozo Chardonnay 2008 - Sozo | RS
- Perico Taipa Rosé 2009 - Pericó | SC
- Don Guerino Teroldego 2005 - Don Guerino | RS
- Lidio Carraro Merlot 2005 - Lidio Carraro | RS
- Casa Perini Aquarela Rosé Moscatel - Perini | RS
- Panizzon Brut Rosé - Panizzon | RS
- Aurora Chardonnay Brut - Aurora | RS
- Casa Galiotto Chardonnay 2009 - Galiotto | RS
- Dal Pizzol Do Lugar Rosé 2009 - Dal Pizzol | RS
- Pizzato Merlot 2005 - Pizzato | RS
- Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2009 - Gutambú | RS
- Santo Emilio Cellebrato Moscatel - Santo Emílio | SC
- Cave Pericó Brut Rosé - Pericó | SC
- Venturini Vivere Brut - Casa Venturini | RS
- Casa Valduga Chardonnay Grand Reserva 2009 - Casa Valduga | RS
- Boscato Rosé - Boscato | RS
- Panizzon Maximus - Panizzon | RS
- Nubio Cabernet Sauvignon 2005 - Sanjo | SC
- Ponto Nero Moscatel - Domno | RS

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: