terça-feira, 20 de abril de 2010

Signos I

Segue o modelo publicados no blog do Marcelo Copello para comparar:

Áries (de 21/03 a 21/04)
O primeiro signo do zodíaco é o da força iniciadora, que irá “puxar” os outros signos. Sua missão é encorajar a humanidade a vencer a inércia, fazer as coisas acontecerem. Este é um signo de sol, força, coragem, ousadia, poder, ação, potência, vitalidade, dinamismo empreendedor, iniciativa, competição, energia, espontaneidade e franqueza. O amor de Áries é a primeira vista, é “amo ou odeio”, é ”gosto ou não gosto”. O ariano típico pode também ser impaciente, não sabe esperar, e de uma franqueza quase rude.

O “vinho ariano”
Vinhos que causem reações opostas que vão do “não consigo beber” até “melhor vinho que já provei” no mesmo vinho.

Touro (de 21/04 a 20/05)
Este signo é puro Dionísio. O taurino tem no prazer sensorial uma necessidade fundamental. Cheira, prova, toca, vê e escuta, de maneira apaixonada, com sentidos apurados e bom gosto. Cultua a beleza estética, os prazeres da vida, o conforto e o luxo, colocando paixão em tudo o que faz. Este signo no tato prefere o suave, macio, aveludado; no paladar a intensidade e o requinte da alta-gastronomia; e no olfato os perfumes caros e sofisticados, com muitos florais e especiarias. Touro é sensualidade e hedonismo.

O “vinho taurino”
A escolha de um vinho que representasse este signo foi imediata. O conforto que a maciez untuosa dá ao palato, a textura acetinada, a intensidade dos aromas, quase um perfume, muito floral, chique, requintado e hedonista nos leva direto a uva aromática Gewürztraminer, com seus típicos aromas de rosas e lichias, e com textura suave.

Gêmeos (de 21/05 a 22/06)
Gêmeos é o signo da fraternidade, jovialidade, sociabilidade, versatilidade e dualidade. O geminiano sabe que somos ao mesmo tempo ying-yang, masculino-feminino, racionais-irracionais e sábios-ignorantes. Este signo prima pela natureza inquieta, espirituosidade cosmopolita, borbulhante curiosidade, sempre antenado em busca de novidades. Se relaciona com facilidade, gosta de flertar com todos, com leveza, bom humor, fair play e joie de vivre. Não gosta de amores passionais nem de ciúmes. Às vezes pode cair na futilidade, falsidade e infidelidade.
O “vinho geminiano”
Uma escolha quase óbvia: Champagne! Que vinho melhor representa a alegria de viver, que equilibra a dualidade de uvas brancas e tintas, que traz jovialidade e que se presta como nenhum outro a sociabilidade – é o campeão de versatilidade na hora da harmonização (se relaciona bem com todos os pratos, da entrada até a sobremesa). Champagne traz também a inquietude como uma de suas qualidades intrínsecas, ao literalmente borbulhar. Assim como o signo de gêmeos, os champagnes também são associados freqüentemente à futilidade, a sofrem com muitas imitações (e até falsificações) mundo afora.

Câncer (de 22/06 a 23/07)
Câncer é o arquétipo do sentimento materno e tudo que isso representa, em um sentido mais amplo. O canceriano se liga a casa, a pátria, ao passado, faz coleções (quem sabe não guarda rolhas ou rótulos?), é cauteloso e terno, com uma sensibilidade intuitiva muito aguçada e sabe “mimar” seus amigos, família e amores. Gosta da social que uma boa refeição (regada a vinho) proporciona, seja para fechar negócios ou para celebrações com a família ou amigos. É criativo, generoso e hospitaleiro.
O “vinho canceriano”
O vinho canceriano precisa ser clássico e evocar a tradição, o lar, às refeições em família e ser uma compra garantida. Um vinho gastronômico, acolhedor, que agradará a todos. Minha sugestão é um Chianti, acompanhando uma boa refeição, servido em doses generosas, quem sabe uma garrafa magnum, pois vinho não pode faltar!

Leão (de 24/07 a 23/08)
O rei da selva é um bom símbolo para este signo de força e realeza. Se Áries era a força iniciadora, o sol nascente, Leão é o sol do meio dia, a força plena, enriquecida por ares de nobreza soberana, imponente e orgulhosa. Leão representa também a auto-estima, autoridade do comando, presença marcante, aparência física bem cuidada, gosto por jogos e competições, por grifes e pelo “que há de melhor” – não admite mediocridades. Para o Leão viver é sinônimo de amar, e amar é alegria e não sofrimento. Vivem em busca de seu grande amor, com se fosse o santo graal. Difícil achar um leão solitário, estará sempre casado ou vivendo algum caso, talvez secreto…

O “vinho leonino”

Não é fácil representar um signo assim sintetizando tudo em um vinho só. O vinho que una plena força à realeza, certo luxo, elegância, competitividade (com muitos pontos de Parker) e que seja “casadoiro” e gastronômico. Uma primeira opção que me veio foi um Bordeaux Grand Cru Classé, que como arquétipo representa o “rei dos vinhos”, mas temos que admitir que hoje para falar em plena força aliada à nobreza e casamento gastronômico.

Nenhum comentário: