quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pipoca faz bem ao coração

No Bom Dia Brasil de hoje seguinte reportagem:
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1282242-16020,00-ESTUDO+MOSTRA+QUE+PIPOCA+FAZ+BEM+AO+CORACAO.html

Pipoca é quase uma unanimidade. Petisco preferido de muitas gerações e companheiro inseparável no cinema. Agora a pipoca vem com um certificado científico que garante: ela faz muito bem à saúde.

Segundo um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, o grão integral é rico em fibras e antioxidantes, que fazem bem ao coração. O professor Keith Thomas Ayoob, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, explica que os nutrientes da parte interna da pipoca são protegidos pela película do milho que estoura em alta temperatura. A pipoca não perde o valor nutritivo.

Mas a pipoca aprovada pela pesquisa não é a feita com muito óleo, muito sal e muita manteiga. Assim, a pipoca até fica saborosa mas, segundo os médicos, se torna prejudicial à saúde, por causa da grande quantidade de gordura e de sódio. Para se manter saudável, a forma de preparo é outra.

O doutor Ayoob diz que a pipoca com gordura exagerada, principalmente com manteiga, engorda e faz mal ao coração. Ele sugere a pipoca de forno micro-ondas com baixa quantidade de gordura e pouco sal. Ela também pode ser feita em uma máquina específica, que estoura o milho no ar quente, sem levar nenhuma gota de óleo. Se quiser eliminar totalmente a gordura, a sugestão é por o milho em um saco de papel, fechar com fita adesiva e levar ao micro-ondas. A pipoca estoura da mesma forma.

Assim, mais pura, ou com uma pequena quantidade de sal, ela pode ser aproveitada como um alimento para ser comido sem remorsos.

Só esqueceram de dizer q também harmoniza com vinhos. rs

Já comi pipoca harmonizada com diversos vinhos: desde chardonnays amadeirados passando por shiraz e até gamays ..... é delicioso uma pipoquinha com óleo de oliva e sal + um gamay.

2 comentários:

ROBERTO (ANTICA OSTERIA MARINO) disse...

Olá,
Então agora o kit coração é pipoca com tannat!!!!
abc
Roberto

Vânia - Vinhos Net disse...

bah tche! numa expressão bem gauchesca...

tannat com pipoca... huummmm muito tanino junto.. hehe...

nas pipoca com um frutadinho vai bem!