sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Enólogos aproveitam degustação de seleção para avaliar tendências



Seleção segue até o dia 4 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho

Um painel de 81 enólogos está avaliando as 308 amostras inscritas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos. Divididos em três grupos de 27 profissionais por semana, eles aproveitam a oportunidade para verificar o “estado da arte” da produção nacional, além de poder avaliar tendências e, com isso, dar suporte às empresas quanto a diferenciais que as tornem mais competitivas no mercado de vinhos.

Para o diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento -, Mauro Zanus, o mais importante desta etapa é a integração e o envolvimento dos enólogos. “É surpreendente a participação e o interesse dos enólogos nessa fase. A sala de análise sensorial está sempre lotada”, destaca. Segundo Zanus, o coordenador técnico das degustações que estão sendo feitas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, através dessas provas é possível perceber como anda a concorrência e, também, avaliar as novas tendências da indústria vinícola brasileira no que tange as variações de cor, aroma e sabor das diferentes categorias.

Um dos aspectos a chamar a atenção dos organizadores é o crescimento de 30% no número de amostras de vinhos base espumante, o que comprova, de fato, uma forte orientação das empresas para o fortalecimento deste segmento, o qual tem apresentado excelente competitividade frente aos vinhos importados.

A Embrapa Uva e Vinho, parceira do evento, tem sido a sede das degustações dando todo o apoio técnico à avaliação. As 308 amostras de vinhos inscritas por 70 vinícolas para a XVII Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2009 começaram a ser analisadas no dia 17 de agosto, sendo que a degustação de seleção encerra no dia 4 de setembro.

A divulgação dos resultados, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, ocorre somente no dia 26 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo um público aproximado de 700 pessoas. Os apreciadores que desejam participar do evento poderão se inscrever no site da ABE www.enologia.org.br.

Nenhum comentário: