terça-feira, 29 de junho de 2010

Vinhos brasileiros são destaque em competições inspiradas na Copa do Mundo

A Copa do Mundo na África do Sul está gerando uma série de confrontos entre países produtores de vinhos, especialmente na mídia inglesa. Os vinhos brasileiros têm estado presente em todos os embates. “A Copa do Mundo tem sido uma boa oportunidade para o mundo conhecer mais os vinhos brasileiros”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan. “O que nos deixa orgulhosos é ter, sempre, a presença dos vinhos brasileiros em todas as disputas entre os melhores países produtores”, comemora.

A Miolo, vinícola com a melhor distribuição de vinhos na Inglaterra, tem sido escolhida para representar o Brasil. E tem tido grande sucesso. O jornalista Tim Atkim, por exemplo, publicou no jornal The Times, um dos mais importantes do mundo, que o melhor espumante que ele já tomou da América do Sul é o Miolo Millésime Brut 2006, do Vale dos Vinhedos. “Este é o melhor espumante que eu já tomei da América do Sul: bolhas finas e caráter tostado”, elogiou [“This is the best sparkler I’ve had from South America: fine bubbles and toasty character”].

O Wall Street Journal citou o Brasil em reportagem, comparando os vinhos e espumantes verde-amarelos aos elaborados no Vale do Loire, na França, e no Vêneto, na Itália. O jornalista que esteve no Brasil no ano passado, ao lado do famoso crítico de vinhos Oz Clarke, disse que provou uma série de espumantes e vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot. “O que realmente nos impressionou foi a refrescância acidez dos vinhos e a pouca presença de madeira”, disse. “Os espumantes apresentam uma acidez voraz, com um caráter fresco, limpo e cremoso”, opinou.

Há pouco dias, Tom Cannavan (www.wine-pages.com) fez um programa com o mesmo tema – vinhos de países produtores presentes na Copa do Mundo – destacando o Castas Portuguesas da Miolo. O vinho foi até as quartas-de-final da disputa. “Ao contrário de Itália e França, que já deixaram a competição de futebol, nós podemos continuar participando das partidas no mundo do vinho e na Copa”, observa Andreia.

Fonte: Ibravin

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aumenta 3,66% a venda de vinhos brasileiros no 1º quadrimestre do ano

Números apurados pelo Ibravin ainda mostram um crescimento de 29,5% na comercialização de espumantes e de 30% no suco de uva 100% natural de janeiro a abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado

A comercialização de vinhos elaborados no Rio Grande do Sul – responsável por cerca de 90% da produção nacional – teve um crescimento de 3,66% no primeiro quadrimestre do ano no Brasil. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divulgado nesta sexta-feira (25), foram vendidos 57,6 milhões de litros de vinhos finos e de mesa de janeiro a abril deste ano, ante 55,5 milhões de litros colocados no mesmo período do ano passado. “O resultado é muito positivo, já que este é o pior período para comercialização de vinhos”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante [fotos em anexo]. “Nosso melhor momento para venda de vinhos começa em junho, com a chegada do frio, e depois em outubro, com os espumantes”, explica. Este aumento confirma a tendência de alta nas vendas de vinhos brasileiros verificada no ano passado, que fechou com o incremento de 12% na comercialização em relação a 2008. “Cada vez mais os consumidores estão reconhecendo os investimentos feitos pelas vinícolas em qualidade”, destaca. O Ibravin projeta um acréscimo de 10% a 12% na venda de vinhos para este ano.

Espumante sobe 29,5%
A comercialização de vinhos espumantes elaborados no Rio Grande do Sul cresceu 29,5% d janeiro a abril deste ano, na comparação os quatro primeiros meses de 2009. Foram colocados no mercado 1,96 milhão de litros de espumantes no primeiro quadrimestre do ano, ante 1,51 milhão de litros no mesmo período do ano passado. “Este aumento nas vendas dos espumantes em um período tradicionalmente de baixa no mercado nos dá a certeza de que teremos o melhor ano da história”, projeta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Suco de uva natural cresce 30%
O acréscimo na venda de suco de uva natural (com 100% da fruta) no Brasil somou 30,8%, com a venda de 9 milhões de litros no primeiro quadrimestre do ano, contra 6,9 milhões de litros de janeiro a abril de 2009. “O suco de uva 100% natural mantém o seu ritmo acelerado de crescimento”, comemora Bertolini.

Os números apurados pelo Ibravin têm base no Cadastro Vinícola, mantido em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As informações não abrangem o restante do País em razão de outros estados brasileiros não implantarem o Cadastro Vinícola.

Fonte: Ibravin

Novo Institucional da Aurora

O novo vídeo institucional da Aurora, que acaba de ser lançado, abre as visitações turísticas na vinícola, mostrando a beleza da região e a cultura dos produtores que formam a cooperativa, fundada há 79 anos por 16 famílias que hoje são mais de 1.100.



E tem parentes - rs.. legal!

Fonte: Agência Fatto

Thiago Lacerda brinda com Espumante Aurora

O ator global Thiago Lacerda vem a Porto Alegre para a apresentação da peça Calígula no Theatro São Pedro, de 24 a 27 de junho. Um dos itens presentes em seu caramim será o Espumante Prosecco da Vinícola Aurora, bebida escolhida para o brinde de comemoração do elenco.

A peça é a história de Gaius Caesar Germanicus, conhecido por Calígula, terceiro imperador romano, reinante entre 37 e 41, que ficou conhecido pela sua natureza extravagante e por vezes cruel. Escrita em 1942 por Albert Camus (Prêmio Nobel de Literatura por sua obra em 1957), tem tradução de Dib Carneiro Neto e direção de Gabriel Villela.

Fonte: Agência Fatto.

Carrefour comemora resultados do Rotas do Vinho 2010

Os resultados positivos da 4ª edição do Rotas do Vinho Carrefour compravam mais uma vez que o evento caiu no gosto dos gaúchos. A chegada do inverno, combinada com a variedade de bebidas, preços competitivos e facilidades de pagamentos oferecidos pela rede, elevaram as vendas em 65%, em relação à edição passada do evento.

O grande destaque na categoria foi a procura de vinhos importados, que apresentaram vendas 30% maior que em 2009. As cervejas especiais e importadas tiveram alta de 170% e os espumantes nacionais e importados de 120%, comparado ao mesmo período do ano passado.

Além do inverno, as festas juninas continuarão a impulsionar o setor nos próximos meses. A expectativa é que as lojas do Rio Grande do Sul registrem crescimento de 20% nos meses de junho e julho.

Fonte: Agência Fatto

Vinícola Aurora marca presença nos festivais Queijos e Vinhos e Sabores de Inverno

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola do Brasil, está presente na 12ª edição do Festival de Queijos e Vinhos, do BIG Cristal, e no 8º Festival Sabores de Inverno, do Nacional Bela Vista, em Porto Alegre. Os dois eventos prometem movimentar a venda de vinhos, espumantes, queijos e correlatos na Capital nos próximos dias

O festival Sabores de Inverno teve início no dia 18 de junho e vai até dia 11 de julho. O evento ocorre em estrutura montada no estacionamento subsolo do supermercado. No BIG Cristal, junto ao BarraShoppingSul, o festival mais tradicional do setor no Estado, será promovido entre os dias 25 de junho e 11 de julho. Em uma área instalada no estacionamento subsolo da loja, 30 expositores de vinhos, espumantes, queijos, embutidos e itens diversos levarão ao público suas principais linhas.

Os clientes que comparecerem aos Festivais do BIG Cristal e do Nacional Bela Vista encontrarão produtos com valores até 20% menores. As bebidas e os aperitivos estarão incluídos na promoção “Leve Mais, Pague Menos”, que garante descontos gradativos conforme o volume comprado.

A entrada em ambos os eventos é gratuita, assim como a participação em todas as atividades paralelas, como cursos, shows e palestras. A expectativa é que de 15 mil a 20 mil pessoas participem dos Festivais.


SERVIÇO DOS FESTIVAIS

12º Festival de Queijos e Vinhos BIG
BIG Cristal (Av. Diário de Notícias, 500, ao lado do BarraShoppingSul)
De 25/6 a 11/7, das 15h às 21h

8º Festival Sabores de Inverno Nacional
Nacional Bela Vista (Rua Carazinho, 788 – Bairro Bela Vista)
De 18/6 a 11/7, das 15h às 21h

Fonte: Agência Fatto

Casa Valduga é consagrada na Argentina

Depois de ser premiada no Velho Mundo em concursos recentes na França, Itália e Espanha, a Casa Valduga fez uma parada no Novo Mundo e trouxe duas medalhas de ouro diretamente da Argentina!

Os rótulos consagrados foram o Amante Espumante e o Mundvs Chile Cabernet Sauvignon, que se destacaram entre 500 amostras de 25 países e conquistaram os paladares criteriosos dos 48 jurados do Vinus 2010, concurso realizado e Mendoza no último mês de maio.

Vindo diretamente do Vale do Maipo, o Mundvs Chile Cabernet Sauvignon integra o projeto internacional da Valduga com vinhos elaborados nos melhores terroirs do mundo.

Já o Amante Espumante foi elaborado pelo método champenoise com uvas Malbec da safra 2007 cultivadas em terroir brasileiro.

Fonte: Marketing Casa Valduga

Espumante 130 é coroado em Londres

A Casa Valduga pisou as elegantes terras londrinas e de lá trouxe menção honrosa para um de seus ícones: o 130 Anos. Ao lado de representantes de 47 países, o aclamado espumante participou do International Wine Challenge, realizado em Londres no mês de abril.

Um dos grandes diferenciais do concurso é a tripla degustação dos vinhos premiados, realizada por um júri de 356 degustadores, o que comprova – três vezes! – a supremacia de um dos espumantes mais consagrados do Brasil.

“Ser reconhecida em concursos criteriosos como o International Wine Challenge reafirma a excelência da Casa Valduga”, comemora o enólogo João Valduga.

Fonte: Marketing Casa Valduga

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa do Mundo incrementa vendas de vinho

Tradicionalmente, as vendas de vinhos são ruins em ano que tem Copa do Mundo e eleições. A concorrência com a cerveja sempre foi um empecilho ao maior consumo de vinho. A tese é repetida pelos vinhateiros gaúchos desde o início do ano. Mas 2010 está sendo diferente. A Vinícola Perini ampliou em 40% a comercialização nos primeiros quatro meses do ano. “E 35% do volume vendido este ano foi no mês de maio”, destaca o gerente comercial, Franco Perini, “A Copa cria novas situações de consumo, em casa e em bares. Aliada à chegada do frio, acaba gerando mais vendas, sobretudo de vinhos tintos”, observa. Perini aposta em um crescimento de 10% nas venda de vinhos em razão da Copa do Mundo.


A Cooperativa Vinícola Garibaldi segue esta mesma tendência de alta, atípica em ano de Copa e eleições. O presidente Oscar Ló projeta vender 20% a mais de vinhos tintos no inverno deste ano. O motivo, além do frio característico desta época, é a Copa do Mundo, realizada na África até o dia 11 de julho. “Os jogos da Copa acabam estimulando o consumido de bebidas em geral, mas especialmente nos estados do Sudeste e do Sul, a presença do frio beneficia a escolha pelos vinhos tintos”, afirma Oscar Ló. Ele informa que sentiu uma grande diferença nas vendas da Garibaldi nos dois últimos meses. “Em geral, os supermercados e as lojas de vinhos começam a se abastecer de produtos um mês antes de grandes eventos como a Copa”, explica. Dos 750 mil litros de vinhos (95% tintos) comercializados pela Garibaldi nos primeiros cinco meses do ano, 700 mil litros foram vendidos nos dois últimos meses. Na primeira quinzena de junho, o ritmo de compras acelerou. “Até o final da Copa, vamos ultrapassar 1 milhão de litros de vinhos colocados no mercado”, comemora Oscar Ló. O presidente comenta que, com a Copa do Mundo, as pessoas bebem vinho em dias e horários (durante o dia) que tradicionalmente não haveria consumo, como os dias de semana em que há jogos da Seleção Brasileira.

Fonte: Texto Sul Assessoria

Como abrir uma garrafa de vinho com um sapato...

Se não é sério pelo menos é engraçado....

http://www.wimp.com/wineshoe/

Philipe Mével e Chandon

Palestra com degustação.

Jantar em companhia de Philipe Mével um dos enólogos da Chandon Garibaldi. Discritísso, muito charmoso e simpático e produtos muito equilibrados em perfeita harmonia com as delicias do chef.
logo listarei os comes e bebes...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Espumantes da Linha .Nero recebem medalha de Ouro e Prata na Vinus 2010

A Domno do Brasil, representada pela linha de espumantes .Nero, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata na 7º edição da Vinus, concurso realizado entre os dias 16 e 19 de maio, em Mendoza, Argentina. O Concurso Internacional de Vinhos e Licores premiou, ao todo, 22 rótulos de espumantes do Brasil. No total, 48 degustadores provaram 500 amostras vindas de 25 países. Dentre os degustadores brasileiros, estava o especialista Sérgio Inglez de Souza e os enólogos e diretores da ABE, Carlos Abarzúa e Leocir Bottega.

As premiações para a linha .Nero foram:

.Nero Espumante Brut Branco - medalha de ouro

.Nero Espumante Moscatel - medalha de ouro

.Nero Espumante Brut Rosé- medalha de prata


Com experiência em concursos realizados mundo afora, Carlos Abarzúa destaca o reconhecimento dos espumantes brasileiros no concurso. “O Vinus confirmou o que já se sabia. A qualidade do espumante brasileiro é reconhecida mundialmente”, ressalta. Os prêmios pesaram ainda mais por competirem com champagnes, cavas e proseccos.

Participando pela primeira vez em um concurso fora do país, o diretor da entidade, Leocir Bottega, ficou impressionado com a excelente organização do evento. Segundo ele, o serviço do vinho ficou a cargo de uma escola de sommelier, o que qualificou o evento.

A Domno do Brasil, empresa do grupo Famiglia Valduga Co. com menos de dois anos de atuação no mercado, comemorou as boas notícias que revelam o potencial da empresa. A Domno atua em duas frentes de negócios: a importação de vinhos finos e a elaboração de espumantes pelo método charmat. Esse projeto representa a certeza do Grupo no crescimento do setor de vinhos finos no Brasil, tanto de nacionais quanto de importados.


Fonte: Domno do Brasil

130 é titular da Casa Brasil em Joanesburgo

Reconhecido como um dos melhores do Brasil, o espumante 130 da Casa Valduga não poderia deixar de integrar a seleção brasileira de vinhos que o projeto Wines From Brazil leva à África do Sul.

O premiado 130 será um dos destaques entre as estrelas nacionais apresentadas no evento “Brazil Sensational Experience”, que acontecerá na Casa Brasil, em Joanesburgo, dia 20 de junho - data do jogo entre Brasil e Costa do Marfim.

Fonte: Casa Valduga.

Vinícola Aurora na Copa do Mundo 2010

Em época de Copa do Mundo, a Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola do Brasil, leva o sabor de seus vinhos até a África do Sul. A cooperativa foi escalada para integrar as atividades da Casa Brasil 2014, em Joanesburgo, no espaço onde acontecem programações variadas para a promoção dos diversos setores produtivos da economia brasileira e ações de relacionamento com compradores e investidores estrangeiros. O objetivo é promover o Brasil na África e nos mercados internacionais e também divulgar o país como sede da próxima Copa, em 2014.

No dia 20 de junho acontece o evento Sabores do Brasil, com degustação de diversos produtos de exportação brasileiros, entre eles, os espumantes da Aurora. O evento começa às 18h, no espaço Gourmet, no Sandton Convention Centre, com a presença do embaixador do Brasil em Pretória, José Vicente de Sá Pimentel. A programação inclui, ainda, palestra da Apex-Brasil sobre o panorama das exportações brasileiras e o Brasil como ambiente propício para investimentos internacionais. A promoção dos vinhos brasileiros na África do Sul é mais uma ação da Ibravin em parceria com a Apex-Brasil.

Fonte: Agência Fatto

Vinícola Aurora presente no mercado inglês

Espumante Aurora Brut será o representante do Brasil na 17ª. Edição do Taste of London, o maior evento de gastronomia e bebidas da Inglaterra

A Vinícola Aurora, maior e mais premiada vinícola brasileira no exterior, que exporta seus produtos para mais de 20 países, acaba de dar mais um passo dentro do disputado e exigente mercado inglês. Seu espumante Aurora Brut será o único representante brasileiro no Taste of London, evento considerado o maior fenômeno internacional em tendências de gastronomia e bebidas realizado naquele país. Esta 17ª. Edição do Taste of London (de 17 a 20 de junho no exuberante Regent´s Park) prepara-se para receber mais de 70 mil visitantes, entre apreciadores, críticos gastronômicos, donos de lojas e de restaurantes e formadores de opinião em geral. Segundo informações divulgadas pela organização, cerca de 80% dos visitantes pautam suas escolhas de consumo, de comidas e bebidas, a partir das influências do evento.
No dia 17, os espumantes da Aurora serão servidos durante o press-cocktail, que deverá reunir 60 jornalistas especializados. O espaço do Brasil no Taste of London, com o apoio da Wines from Brazil e patrocínio da Apex, será uma grande vitrine de promoção da gastronomia e da enologia brasileira.

Vinópolis


A Vinícola Aurora está também presente na Vinópolis, a vila dos vinhos construída em Londres às margens do rio Tamisa, uma espécie da parque temático de Baco que recebe centenas d epessoas diariamente. Os espumantes Aurora Brut e Aurora Moscatel – dois dos mais premiados da enologia brasileira- estão à venda na loja Loja Laithwaites, na Vinópolis e fazem parte da degustação oferecida aos visitantes.


Fonte: Agência Fatto.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Qualidade do vinho em consulta

O Ministério da Agricultura (Mapa) colocou ontem em consulta pública, por 60 dias, proposta de atualização da legislação para identidade e qualidade do vinho, derivados de uva e do vinho.

O presidente do Ibravin, Júlio Fante, avalia positivamente a iniciativa já que a última regulamentação foi feita há 12 anos com a norma nº 229/1998, que está em vigor. "Agora, vamos analisar as propostas e ver se é necessário apontar alguma alteração ou propor debates técnicos para passar posicionamento do setor."

O texto sugere a inclusão de termos qualitativos para vinhos, como reserva, reserva especial e gran reserva. "Essas designações estão sendo, em alguns casos, utilizadas de forma incorreta, podendo levar o consumidor a engano", explica o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Hélder Borges. Além disso, serão incluídos padrões para bebidas que não existiam na época como do tipo Cooler e alcoólico composto. A nova norma trata também da redução gradativa da adição de açúcar (chaptalização), que eleva o teor alcoólico em até três graus. "A intenção é banir essa prática no Brasil, a exemplo dos demais países produtores."

Borges destaca que a norma está alinhada às exigências dos importadores, o que deve abrir mais mercados para o produto nacional. A proposta pode ser acessada no site www.agricultura.gov.br.

Fonte: Ibravin

Dia dos Namorados no Santo Antônio – é sugestivo ou não é?

O tema acima é o escolhido pelo Restaurante Santo Antônio, na rua Dr. Timóteo, em Porto Alegre, para o jantar especial de Dia dos Namorados. Uma brincadeira que relaciona a data ao santo casamenteiro. Os casais que fizerem as reservas para a noite de comemoração no local serão recepcionados com brindes de espumantes, uma cortesia da Vinícola Aurora, em um ambiente romântico, iluminado por velas e adornado com flores. E eles ainda vão concorrer a um vale-compras de R$ 400 da loja Zóide. Serão servidas duas opções de pratos, harmonizados com vinhos e espumantes, a partir das 19h.

Os casais que já têm filhos não vão deixar de aproveitar. O Restaurante Santo Antônio oferece o Espaço da Gurizada, com recreação de brinquedos para entreter os pequenos e deixar os pais desfrutarem do momento a dois como eternos namorados.

Fonte: Agência Fatto

Vinícola Perini destaca linha de vinhos tintos para comemorar Dia dos Namorados

São diversas as escolhas de presentes e passeios para celebrar o Dia dos Namorados de maneira diferenciada, mas um bom vinho é algo que não pode faltar nesta ocasião. Pensando nisso, a Vinícola Perini sugere para os casais sua linha Casa Perini, produtos com a sofisticação e cuidados que a data merece, sendo perfeitos para ser saboreados em um jantar especial, ou mesmo como opção de presente.

O vinho é uma bebida que agrada tanto o público feminino, quanto o masculino, e para o enólogo da vinícola, Cléber Andrade, a garrafa de vinho é feita especialmente para ser apreciada a dois, por isso possui 750 ml, o equivalente a seis taças para o casal, ou três para cada um. “Já dizia um filósofo grego que no consumo moderado, a primeira taça brinda à saúde e a segunda ao amor e prazer. Assim os casais podem parar na segunda e aproveitar o momento”, afirma Andrade.

A linha Casa Perini tem seis rótulos de vinhos tintos: Ancelotta, Barbera, Cabernet, Sauvignon, Merlot, Tannat e Marselan, que se sobressaem como bebidas marcantes, com peculiaridade de sabor e estilo próprio, ideais para este clima friozinho de inverno.

Fonte: Texto Assessoria Comunicação

Vêneto Mercantil vai à França

O enólogo Franco Francescatto estará na França participando do Seminário de Exportação promovido pela LAFFORT. Entre os dias 14 e 17 a marca vai reunir, na região do Bordeaux seus distribuidores de todo mundo, no Brasil a Vêneto Mercantil importa os produtos LAFFORT para mais de 500 vinícolas.

Franco irá representar a Vêneto Mercantil no encontro entre distribuidores da LAFFORT, serão quatro dias em Bordeaux conhecendo novidades sobre enologia e trocando experiencia com demais participantes do seminário.

A francesa LAFFORT atua em mais de 50 países, é especialista no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia para auxiliar os enólogos a aperfeiçoar e preservar a qualidade de seus vinhos.

Assim como em 2009, quando a Vêneto participou de eventos semelhantes no Chile, Argentina e outros países; estar na França nesse momento evidencia a preocupação da empresa em aprimorar ainda mais seus serviços, conhecendo novas tendências e tecnologias para oferecer aos seus clientes.

Fonte: Marketing Vêneto Mercantil

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Receita especial para o Dia dos Namorados sugerida pela Vinícola Garibaldi

Uma ocasião como o Dia dos Namorados requer comemoração em grande estilo. A data é ideal para um jantar a dois, acompanhado de uma bebida alegre e refrescante, como o frisante demi-sec Relax, lançamento da Vinícola Garibaldi.

Os aromas finos e delicados do frisante lembram flores brancas, limão, acerola e ainda um delicado toque mineral, perfeito para curtir uma noite romântica. A seleção das uvas se revela uma combinação que gera frescor, vivacidade e leve cremosidade ao paladar.

O Relax pode acompanhar pratos leves, canapés finos, peixes pouco condimentados ou massas com queijos e tomates. Já, no caso das sobremesas, as frutas em calda recebem bem o frisante. “Um prato rápido e prático que harmoniza muito bem com o Relax é o Penne à Gorgonzola, excelente para saborear neste clima friozinho do inverno”, sugere Maiquel Vignatti, sommelier e coordenador de Marketing da Garibaldi, que indica a receita para celebrar a data.

Ingredientes:

1 pacote de 500 gramas de macarrão tipo Penne;

1 lata de creme de leite;

1 tablete de manteiga;

1 tablete de caldo de carne;

1 colher de requeijão cremoso;

1 lata de molho de tomate;

100 gramas de queijo gorgonzola;

Sal a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão com 1 colher (sopa) de sal; amasse o tablete de caldo de carne com a margarina e o queijo gorgonzola e coloque na panela para dourar; acrescente o molho de tomate, o creme de leite e por último, o requeijão cremoso; adicione o sal a gosto e sirva à mesa com o frisante demi-sec Relax.


Fonte: Agencia Texto Assessoria de Comunicações

Inverno impulsiona venda de vinhos no Carrefour

A baixa nas temperaturas registrada nos últimos dias tem movimentado a comercialização de vinhos nas lojas Carrefour. A rede registrou um crescimento de 20% nas vendas no mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado. A 4ª edição do Rota dos Vinhos no Rio Grande do Sul, que acontece até dia 13 de junho no Carrefour Passo d’ Areia, também registrou um aumento de 15% nas vendas de vinhos em relação à edição passada.

Destilados como cachaça e conhaque tiveram aumento de vendas nos pontos-de-venda da rede em todo o País, com 30% de incremento.

A expectativa para as categorias é bastante positiva – cerca de 20%, para os meses de junho e julho por conta também da Copa e das festas juninas, que devem aquecer o consumo destes itens.

Fonte: Agencia Fatto.

Garibaldi Moscatel consagra-se em concursos internacionais

Mais uma vez o Garibaldi Moscatel destacou-se em concursos internacionais. No último mês, a Cooperativa Vinícola recebeu mais três prêmios depois que o produto foi avaliado entre amostras de 46 países, por 356 degustadores, durante a 27º edição do International Wine Challenge (IWC), realizado em Londres.

O espumante ganhou uma recomendação honrosa após passar por tripla degustação, um rigoroso processo de julgamento em que todos os vinhos selecionados são provados pelo menos três vezes para haver a certeza da premiação.

Outra condecoração importante foi a medalha de prata conferida no 7° Concurso Internacional de Vinhos e Licores “Vinus 2010”, realizado em Mendoza, para o espumante Garibaldi Moscatel e o Chalet du Clermont, um vinho tinto seco fino, elaborado a partir da seleção das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot e envelhecido em barricas de carvalho.

A competição “Vinus 2010” reúne 500 amostras de aproximadamente 25 países, degustadas às cegas e avaliadas por 48 jurados internacionais e alguns brasileiros como os enólogos e diretores da ABE, Carlos Abarzua e Leocir Bottega e o jornalista Sérgio Inglez de Sousa.

O Garibaldi Moscatel foi o espumante brasileiro mais premiado na categoria em 2009, conquistou por dois anos consecutivos o prêmio máximo no Effervecents du Monde (França), um dos concursos de mais prestígio no mundo. Também é o único espumante brasileiro a receber Medalha de Ouro nos Estados Unidos, Alemanha e Espanha.

Fonte: Departamento de Marketing Vinícola Garibaldi

Espumantes brasileiros desfilarão no São Paulo Fashion Week

Os espumantes brasileiros irão brilhar no São Paulo Fashion Week, que ocorre de 8 a 14 de junho. O casting das vinícolas verde-amarelas que farão a sua estreia na passarela do maior evento de moda do país está confirmado com Aurora, Irmãos Basso, Miolo e Salton, reunidas pelo projeto Wines From Brazil (WFB), realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções).

As borbulhas brasileiras desfilarão no lounge da ABIT na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, sede dos lançamentos do verão 2010/2011 do SPFW. Os espumantes baby (de 187ml e 250ml) farão parte de um kit que compradores e jornalistas receberão da ABIT. “O espumante baby tem estilo para fazer sucesso no mundo da moda”, destaca o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. “Nem precisa de taça, é só tirar a tampa de rosca e colocar um canudinho”, sugere.

Bertolini comenta que esta é a primeira ação do Ibravin no universo da moda. Estão programadas outras parcerias com a ABIT em eventos de moda no exterior, especialmente na França, no segundo semestre do ano. “Vinho, espumante e moda tem tudo a ver, porque ambos têm glamour e são consumidos por pessoas de bom gosto”, afirma. O gerente de Marketing do Ibravin lembra que, apesar de serem bairristas, os franceses são abertos a vinhos e espumantes de qualidade vindos de outros países. Uma prova é a presença de um espumante brasileiro, da Miolo, na Lavinia, uma das principais lojas de bebidas de Paris, encravada na Praça Madeleine. “Além dos champagnes franceses, o espumante recomendado pela casa é brasileiro”, informa.

Fonte: Ibravin

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Frisante Relax da Garibaldi chega ao mercado com garantia de bem-estar e refrescância aos happy hours brasileiros

A Cooperativa Vinícola Garibaldi, com 80 anos de tradição no mercado de vinhos brasileiros, entre as cinco maiores empresas nacionais do setor, acaba de lançar o frisante demi-sec Relax. Uma nova proposta deste segmento que apresenta como diferencial uma seleção de três variedades de uvas brancas Lorena, Trebbiano e Riesling.

“Os aromas finos e delicados do frisante lembram flores brancas, limão, acerola e ainda um delicado toque mineral. A seleção das uvas se revela em uma combinação harmoniosa que gera ao paladar de quem o degusta frescor, vivacidade e leve cremosidade”, descreve o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi Oscar . “Quanto ao processo de elaboração do Relax, o gás carbônico obtido na fermentação natural é retido em tanque resistente a alta pressão, similar ao processo Charmat, concentrando ao final do processo açúcares em 18g/l”, completa.

“A partir de junho o mercado terá a oportunidade de provar este produto alegre e refrescante, perfeito para o happy hour brasileiro”, afirma Maiquel Vignatti, coordenador de Marketing desta Cooperativa que possui importantes premiações nacionais e internacionais no segmento de espumantes.

“O Relax acompanha bem pratos leves, canapés finos, peixes pouco condimentados, massas com queijos e tomates. Já, no caso das sobremesas, as frutas em calda recebem bem o frisante. Para perceber as características marcantes do produto o ideal é consumi-lo em oito graus centígrados”, observa o enólogo da Cooperativa Gabriel Carissimi.

O lançamento oficial do produto acontecerá simultaneamente às comemorações ao dia estadual do vinho, momento marcante, pois retrata a chegada dos imigrantes italianos à região e destaca a importância dos produtos elaborados pelas vinícolas locais.

Fonte: Agencia Texto Assessoria em Comunicação

Vinícola Aurora participa da Rotas do Vinho do Carrefour

Em sua quarta edição, a feira reúne mais de 40 estandes com a melhor seleção da bebida e oferece palestras e shows para os visitantes.


A Vinícola Aurora, maior e mais premiada Vinícola do Brasil, vai estar presente na 4ª edição do Rotas do Vinho Carrefour, na loja Passo D’Areia, em Porto Alegre. O evento tem a abertura oficial no dia 28 de maio e vai até 13 de junho. No dia 11 de junho, às 20h, o enólogo da Aurora Nauro Morbini, eleito o Enólogo do Ano pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), vai realizar uma palestra sobre os vinhos Aurora Varietal, no Palco Central.

Ao todo são 40 expositores, entre os maiores representantes do setor vitivinícola nacional, que vão apresentar mais de 450 rótulos da bebida. A expectativa da feira, que segue até o dia 13 de junho, é reunir 100 mil visitantes, atraídos pela variedade, preços competitivos e facilidades de pagamento.

O Rotas do Vinho Carrefour também vai oferecer gratuitamente uma completa programação de cursos e palestras com temas variados, entre elas "Vinho e saúde", "Descomplicando o mundo do vinho" , "Elaboração e degustação de Espumantes". Elas acontecerão todos os dias, entre 18h e 21h, e não é necessário fazer inscrição para participar.


4º Rotas do Vinho Carrefour

Data: De 28 de maio a 13 de junho
Local: Estacionamento do Carrefour Passo D'Areia
Horários: Segunda a sábado, das 14h às 21h30min
Domingos, das 14h às 20h.

Vinus 2010 confere prêmio para PANIZZON

O número de Medalhas conquistadas por vinhos e espumantes brasileiros no exterior não para de crescer. No 7° Concurso Internacional de Vinhos e Licores “Vinus 2010”, realizado de 16 a 19 de maio em Mendoza, na Argentina, o Brasil ampliou seu ranking com mais 22 premiações. O evento reuniu 500 amostras de 25 países, que foram degustadas por 48 degustadores. Do Brasil estiveram participando o Jornalista Sérgio Inglez de Souza e os enólogos e diretores da ABE, Carlos Abarzúa e Leocir Bottega.

Com experiência em concursos realizados mundo afora, Carlos Abarzúa destaca o reconhecimento dos espumantes brasileiros no concurso. “O Vinus confirmou o que já se sabia. A qualidade do espumante brasileiro é reconhecida mundialmente”, ressalta.

Participando pela primeira vez em um concurso fora do país, o diretor da entidade, Leocir Bottega, ficou impressionado com a excelente organização do evento. Segundo ele, o serviço do vinho ficou a cargo de uma escola de sommelier, o que qualificou o evento.

MEDALHA DE PRATA : Panizzon Espumante Prosecco Brut 2009 - Sociedade de Bebidas Panizzon

Fonte: Panizzon

Vinícola Aurora tem seus espumantes à venda na Vinópolis, em Londres

Os espumantes Aurora Brut Chardonnay e Aurora Moscatel, dois dos espumantes brasileiros mais premiados nos concursos internacionais, estão à venda na Laithwaites Wine, a loja de vinhos que funciona dentro da Vinópolis, a " cidade de Baco" na Inglaterra. Os dois produtos da Aurora estão presentes também nas degustações oferecidas aos visitantes no tour enológico dessa vila, erguida ás margens do Rio Tamisa, em Londres. O complexo contempla também o Espaço Brasil, onde os espumantes Aurora Brut Chardonnay e Aurora Moscatel estão expostos, como exemplares representativos da boa e moderna enologia brasileira.
Os profissionais do vinho destacaram o frescor e a leveza dos espumantes da Aurora, perfeitos para o paladar britânico. Vale destacar que a Inglaterra é o maior importador de vinhos do mundo.

O que é Vinópolis
Vinópolis é uma espécie de vila do vinho em Londres, um tipo de parque temático de Baco, no coração da vibrante Bankside.

Foi fundada em 1999 como uma experiência única dedicada ao conhecimento e convívio com o mundo dos vinhos. Sucesso há mais de 10 anos, Vinópolis transformou-se em referência na Inglaterra como um dos mais cobiçados espaços de negócios, culturais e corporativos.