quinta-feira, 10 de junho de 2010

Qualidade do vinho em consulta

O Ministério da Agricultura (Mapa) colocou ontem em consulta pública, por 60 dias, proposta de atualização da legislação para identidade e qualidade do vinho, derivados de uva e do vinho.

O presidente do Ibravin, Júlio Fante, avalia positivamente a iniciativa já que a última regulamentação foi feita há 12 anos com a norma nº 229/1998, que está em vigor. "Agora, vamos analisar as propostas e ver se é necessário apontar alguma alteração ou propor debates técnicos para passar posicionamento do setor."

O texto sugere a inclusão de termos qualitativos para vinhos, como reserva, reserva especial e gran reserva. "Essas designações estão sendo, em alguns casos, utilizadas de forma incorreta, podendo levar o consumidor a engano", explica o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Hélder Borges. Além disso, serão incluídos padrões para bebidas que não existiam na época como do tipo Cooler e alcoólico composto. A nova norma trata também da redução gradativa da adição de açúcar (chaptalização), que eleva o teor alcoólico em até três graus. "A intenção é banir essa prática no Brasil, a exemplo dos demais países produtores."

Borges destaca que a norma está alinhada às exigências dos importadores, o que deve abrir mais mercados para o produto nacional. A proposta pode ser acessada no site www.agricultura.gov.br.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: