quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Votação para o Enólogo do Ano 2009...

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) iniciou no dia 05.10 a sexta edição do concurso Enólogo do Ano. Este ano, a escolha acontecerá em três etapas no período de 06 a 23 de outubro. A iniciativa, que tem o objetivo de valorizar a profissão de enólogo, faz um reconhecimento a estes profissionais que buscam diariamente o aperfeiçoamento para garantir a qualidade dos vinhos brasileiros.

Na primeira etapa – de 06 a 19 de outubro -, os associados da ABE poderão votar através do site www.enologia.org.br, fax, correio ou na sede da entidade. No período de 20 a 22 de outubro, os nomes que foram indicados na primeira etapa serão analisados por uma comissão formada por um representante da ABE, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - campus Bento Gonçalves (IFRS - BG), Embrapa Uva e Vinho e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e os patrocinadores M.A. Silva Cortiças e Amazon Group. Nesta segunda etapa serão indicados três finalistas a partir da análise de critérios pré-estabelecidos.

A terceira etapa será no dia 23 de outubro, durante o Jantar do Dia do Enólogo que acontecerá no Clube Corintians - Restaurante Dalla Costa, localizado na rua 13 de maio, 520, em Bento Gonçalves. Na ocasião, os participantes receberão uma cédula com o nome dos três indicados à distinção de Enólogo do Ano 2009, podendo votar em uma cabine que será instalada no local. O resultado da eleição será anunciado na mesma noite, bem como a premiação do vencedor.

Premiação
O enólogo mais votado será premiado com uma viagem a Europa para visitar uma feira do setor vitivinícola. A passagem aérea será em classe econômica, incluindo seis (06) diárias em hotel categoria turística e seguro da viagem.

A divulgação da promoção será realizada através das ferramentas de comunicação utilizadas pela ABE: Informativo, site, Assessoria de Imprensa e ações de e-mail marketing. O Enólogo do Ano 2009 deverá, em data a ser definida, apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados a fim de apresentar suas experiências durante a viagem técnica com a finalidade de multiplicar conhecimentos.

Critérios da Escolha
• Ser associado da ABE no mínimo a dois anos e estar em dia com a tesouraria;
• Ter formação técnica em Enologia e Viticultura;
• Três anos de experiência;
• Estar exercendo a atividade;
• Trabalhar em prol do profissional de Enologia;
• Atuação Setorial;
• Inovação tecnológica;
• O presidente em exercício não poderá concorrer.

Retrospectiva:
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini

Fonte: ABE

add.: se eu votasse ... seria para o importantíssimo e exótico Mário Geisse... pois ele é muito importante para o mundo do espumante e está modernizando as técnicas de cultivo de parreirais para os seus espumantes e também porque ele é enólogo multiverso (tem vinhos em vários lugares do mundo) - ou será que estou exagerando?
Eu gosto do que ele faz, devem ter outros, mas sincerally acredito que seja o momento dele.

Nenhum comentário: