quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vinhos brasileiros ganham sete medalhas em Anuga na Alemanha

Sete vinhos brasileiros ganharam medalhas no Anuga Wine Special 2009, o concurso de vinhos oficial da Feira Internacional de Alimentos da Alemanha (Anuga), que acontece desde sábado (10) até quarta-feira (14), em Colônia, na Alemanha. O evento teve a participação de 270 vinhos de 12 países. Destes, 80 receberam medalhas de ouro (8), prata (20) e bronze (52).

Quatro vinícolas brasileiras – Boscato, Casa Valduga, Miolo e Salton – enviaram, através de seus importadores na Alemanha, oito vinhos para a avaliação às cegas do master of wine alemão Markus Del Monego e sua equipe de 12 sommeliers. Ele mesmo entregou os certificados às vinícolas premiadas nesta terça-feira (13), no pavilhão 7 da Anuga.

Dois vinhos receberam medalha de prata, o Lote 43, safra 2004, da Miolo, e o Gran Boscato Merlot 2005, da vinícola Boscato. Quatro tintos receberam medalha de bronze: Casa Valduga Cabernet Franc 2005, da Casa Valduga; Fortaleza do Seival Tannat 2006, da Miolo; Volpi Cabernet Sauvignon 2007, da Salton, e o Talento 2005, também da Salton. O único vinho branco premiado, igualmente com uma medalha de bronze, foi o Rio das Antas “Salton Flowers”, da Salton.

“O resultado foi sensacional, já que dos oito vinhos avaliados, sete receberam medalha”, comemora o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Raimundo Paviani. “Na medida em que cresce a participação das vinícolas brasileiras na Anuga, aumenta a percepção da qualidade do vinho brasileiro em toda a Europa”, completa.

Crescimento
De 2007 a 2008, a Alemanha passou de 7º para o 5º destino das exportações brasileiras de vinhos e espumantes. O crescimento no volume foi de 120%, com vendas de 123 mil litros em 2007 para 271,1 mil litros no ano passado. O retorno financeiro também foi expressivo, registrando um incremento de 81,6%. As exportações brasileiras renderam US$ 248,2 mil em 2007, saltando para US$ 450,9 mil em 2008.

Wines From Brazil
Das seis vinícolas brasileiras que participam da Anuga, Aurora e Irmãos Basso não enviaram amostras para o concurso de vinhos. Além delas, Boscato, Casa Valduga, Irmãos Basso, Miolo e Salton integram o estande coletivo do Projeto Setorial Wines From Brazil (WFB), realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e o Sebrae-RS também apóiam a participação das empresas gaúchas no espaço coletivo. Esta é a terceira participação consecutiva do Wines From Brazil na Anuga, a maior e mais importante feira de alimentos e bebidas do mundo, conhecido como um evento que contém “10 feiras em uma”.

Fonte: Wines from Brazil

Nenhum comentário: