quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Efeitos da mudança climática na vitivinicultura

Palestra foi ministrada pelo vice-presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.), Peter Hayes, no Auditório da Embrapa Uva e Vinho

Enólogos, produtores de uva e vinho e profissionais do setor vitivinícola participaram, no último dia 28 de setembro, no Auditório da Embrapa Uva e Vinho, de mais uma palestra técnica promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Com o tema “Mudanças climáticas globais – Implicações para a Viticultura e Enologia”, a palestra foi ministrada pelo vice-presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.), Peter Hayes.

Na ocasião, Hayes destacou as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo e seus efeitos sobre a viticultura. Conforme o palestrante, já tem sido observado nas últimas décadas um adiantamento no início da data de colheita de uvas em algumas regiões da Europa e citou o caso da Alemanha que, em 2009, deverá ter a colheita antecipada em, pelo menos, dez dias. Ele apontou como principais problemas ocasionados pelas mudanças climáticas a escassez de água para irrigação, devido ao aumento da evapotranspiração das plantas em importantes regiões vitícolas, como na Austrália e Califórnia, bem como, as alterações na tipicidade dos vinhos nas diferentes áreas geográficas que poderão ser ocasionadas pela elevação da temperatura na época da maturação dos frutos ou em períodos de colheita.

Para Peter Hayes a adoção de técnicas preventivas é a melhor alternativa para se reduzir os impactos das mudanças climáticas. “É preciso investir no manejo preventivo, na adoção de técnicas balanceadas e inovadoras, ao invés de adotar ações de recuperação tardias”, salientou. Segundo ele, diante deste novo cenário, os vitivinicultores terão, cada vez mais, a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento técnico, social e econômico e de fazer ajustes nos processos de colheita da uva e elaboração dos vinhos.

Fonte: ABE.

Nenhum comentário: