sexta-feira, 27 de março de 2009

Miolo Gamay by Henry Marionnet

Vinho da Páscoa sem dúvida!

A Miolo, em parceria com Henry Marionnet, um dos melhores viticultores da França segundo Robert Parker, considerado pela imprensa francesa e pela crítica internacional como "o papa do Gamay", produziu o Miolo Gamay 2009, elaborado com uvas da Campanha gaúcha (RS), através do processo de maceração carbônica.

Vinho de coloração vermelho vivo, com tonalidades que vão do rubi-púrpura ao violáceo. Muito aromático com notas típicas do varietal como a framboesa, morango, ameixa, tuti-fruti, jabuticaba e o vinoso (característica de vinho novo).

O resultado é um vinho jovem e leve, ideal para o clima quente do Brasil.

Como sugestão, o vinho Gamay poderá ser servido com peixes, crustáceos, bacalhau, churrasco, galeto, lingüiça, grelhados de mal a bem passados. Caldo de feijão, caldo verde, sopa de ervilha. Massas com molho de tomate, queijos e com molho de carne. Frango grelhado, gnocchi suíço, hambúrguer, polpetone, piadinas leves, antepastos italianos, pizzas e queijos em geral, com destaque para o emmenthal. Numa temperatura entre 9 e 12ºC.

2 comentários:

Roberto Fontaneda disse...

Vania, favor se possível comentar: Vinho Nacional Mais Barato no Exterior - http://tudosac.blogspot.com/2009/03/o-vinho-nacional-e-mais-barato-no.html

Vânia - Vinhos Net disse...

Li seu blog e vou colocar o meu ponto de vista ... que é mais um desabafo do que ponto de vista...
- para exportar não tem os mesmos impostos que para vender no Brasil. Os impostos são menores, diga-se, apenas imposto de exportação, o que contribui para os preços ficarem mais baratos lá fora;
- sou uma formiguinha e por não comprar em volumes, meus preços em alguns casos não ficam muito competitivos;
- agrego ao meu comercio o serviço de degustar antecipadamente os produtos e conhecer o que ofereço (os produtos que degusto eu pago para isso - nada chega a mim de graça);
- não tenho regalias por ser uma sommellière da cidade e trabalhar exclusiva (ou quase) com vinhos nacionais;
- não tenho nada contra /produtor nacional/ pois compreendo que pagar 50% de imposto sobre uma garrafa de vinho é uma m... e nem defendo os preços praticados;
- olho a situação por dois angulos:
--estou inserida no meio e na cultura e compreendo que por tras das vinicolas tem milhares de familias que se sustentam honestamente do cultivo;
-- compreendo que seria necessário estudos de "necessecidade de impostos" sobre muitas coisas dentre elas os vinhos mas o governo fecha os olhos pq é uma maquininha de ganhar dinheiro e bla bla;
- não tenho nada contra os bons preços dos vinhos importados, muito pelo contrário sempre que tenho acesso aproveito bons produtos...
- sou uma apaixonada por vinhos e tendo boa relação custo x benefício muito melhor.