sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Jornalista alemão visita 10 vinícolas na Serra Gaúcha

Especialista em vinhos destacou qualidade de vinhos e espumantes brasileiros, com preços competitivos no mercado internacional


O jornalista alemão Jürgen Mathäb encerra nesta sexta-feira (27) uma jornada de quatro dias às vinícolas da Serra Gaúcha. Especialista em vinhos, o jornalista está conhecendo, pela primeira vez, as empresas brasileiras. O seu roteiro contempla 10 das 40 cantinas participantes do projeto setorial integrado Wines From Brazil, desenvolvido em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As primeiras impressões de Jürgen Mathäb foram bastante positivas. Ele se disse impressionado com a perspectiva de crescimento da produção e dos investimentos das vinícolas verde-amarelas. “O que mais me atraiu foram quatro características comuns aos vinhos brasileiros: a presença da fruta, o álcool moderado, o frescor e a leveza”, elogiou. Segundo ele, estes elementos juntos são muito difíceis de serem encontrados em vinhos do chamado Novo Mundo. “Os espumantes têm excelente qualidade, com preços muito competitivos para o mercado internacional”, afirmou. O jornalista alemão ainda fez uma observação importante: “nenhum outro país do Novo Mundo está explorando o espumante como abre-alas para o consumo de vinhos”.

Lidio Carraro, Miolo, Boscato, Irmãos Basso, Garibaldi, Aurora, Casa Valduga, Salton, Cave de Amadeu e Courmayeur são as vinícolas visitadas pelo jornalista alemão, que escreve para as publicações Weinwirtschaft, WeinWelt, Rheinpfalz am Sonntag e Meiningers Wine Business International. Ele promete escrever um artigo para a Weinwirtschaft sobre vinhos brasileiros a ser publicado em fevereiro de 2010, um mês antes da Prowein, na Alemanha, uma das mais importantes feiras de vinhos do mundo. Esta revista é a mais importante da Alemanha com foco no trade. “A matéria certamente gerará o interesse nos compradores europeus em visitarem o estande do Wines From Brazil na Prowein”, observa a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan.

Nesta quinta-feira (26), ocorreu uma degustação de produtos no Ibravin, com vinhos e espumantes de empresas que não serão visitadas pelo jornalista, mas que fazem parte do projeto de promoção e exportação do vinho brasileiro e estão interessadas no mercado alemão. A programação foi aberta no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, na terça-feira (24), em uma reunião-almoço entre o jornalista e Andreia Gentilini Milan, que falou sobre a produção brasileira de vinhos e derivados, além de detalhar as ações de promoção do Wines From Brazil no mercado externo.


Fonte: Ibravin

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