segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vinhos Brasileiros na Itália...

O Brasil está produzindo alguns ótimos vinhos e se apresentou pela primeira vez em degustação oficial na Itália à um público composto por jornalistas, profissionais, operadores do setor e importadores.

Após o sucesso da degustação de Roma, do dia 1 de junho de 2009, reservada à 12 importantes e selecionados jornalistas italianos do setor, os grandes vinhos brasileiros de qualidade se apresentaram, obtendo um esplêndido sucesso, no Piemonte em Turim – pátria do Barolo e capital do vinho de qualidade italiano e mundial – na noite de terça-feira, 16 de junho de 2009, na estupenda sala de degustação do Centro de Congressos Glis de São Mauro Torinese.

A degustação foi organizada pela FISAR – Federação Italiana Sommelier Albergadores e Restauradores, pela ASA – Associação Imprensa Agroalimentar Italiana com a contribuição do ENOLAB, laboratório de análises enológicas de Flores da Cunha – RS – Brasil.

Os vinhos foram selecionados pessoalmente no Brasil pelo Presidente da ASA - Associação Imprensa Agroalimentar Italiana Roberto Rabachino grande conhecedor dos vinhos brasileiros com a colaboração do enólogo brasileiro Jefferson Sancineto Nunes, diretor do ENOLAB e instrutor técnico dos cursos para sommelier internacional no Brasil.

Os vinhos foram solicitados pelos selecionadores e gentilmente oferecidos pelas empresas produtoras brasileiras e trazidos à Itália pessoalmente por Roberto Rabachino.


A degustação, guiada e efetuada por Roberto Rabachino, foi precedida por uma apresentação em slide do Brasil enológico com dados extrapolados do site do IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho e com imagens fotográficas e mapas geográficos das zonas produtoras do vinho brasileiro.

Os vinhos degustados, que obtiveram um unânime consenso por parte dos 46 degustadores convidados e um grande e prolongado aplauso ao final da degustação foram: (na sequência do serviço):

Rose TAIPA
Vinícola Pericò - São Joaquim - SC - Brasil
Safra 2008

Chardonnay - Gran Reserva
Casa Valduga – Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves - RS - Brasil
Safra 2008

Merlot - Gran Reserva
Vinícola Boscato - Nova Pádua - RS - Brasil
Safra 2005

Lote 43
Vinícola Miolo - Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves - RS - Brasil
Safra 2005

Presentes à degustação o brasileiro de Porto Alegre Mou Regis Sperb importador e distribuidor na Itália da Cachaça Weber Haus e o famoso enólogo italiano Lorenzo Zonin representante da Miolo Wine Group.

O serviço dos vinhos foi confiado à profissionalidade dos sommeliers profissionais da FISAR – delegação do Piemonte Turim.

Todos os participantes expressaram o desejo de visitar o Brasil do vinho e de poder ver distribuídos os vinhos brasileiros na Itália.

Fonte: FISAR.

Um comentário:

Osvaldo disse...

Que boa notiocia! O Brasil está produzindo alguns ótimos vinhos e se apresentou pela primeira vez em degustação oficial na Itália à um público composto por jornalistas, profissionais, operadores do setor e importadores. É importante exportar a nossa produção. Eu trabalho em grand cru, e eu tenho orgulho do meu país!