segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pinot Noir: Frutíssima ou Fumaça...

Sinonimia: 'burgunder blauer', 'blauer spätburgunder' e schwarzer burgunder' na Alemanha; 'blauer nürnberger' e 'fluhblauer' na Austria; 'kisburgundikék' na Hungria; 'rouci', roucimodrée', modra klevanjka' na República Tcheca; Pinot Nero na Itália e Pinot Negro nos países de língua espanhola...

É usada para elaboração de vinho tinto, vinho branco e vinhos espumantes.

O berço da Pino Noir é a Borgonha, na França, onde é utilizado para a elaboração de vinhos tintos de alto conceito. Também ocupa lugar de destaque na região de champagne, originando, juntamente com a chardonnay, os famosos vinhos espumantes da região.

É uma cultivar precoce, de ciclo curto e por isso muito difundida em vários paises da Europa setentrional. Foi introduzida no Brasil há mais de setenta anos, permanecendo nas coleções ampelográficas das estações experimentais. A difusão comercial da Pinot Noir no Rio Grande do Sul foi iniciada na década de 1970, sendo aqui, utilizada para a elaboração de vinho tinto varietal e para champanha.

Entretanto é uma cultivar de difícil adaptação às condições do estado, em razão de sua alta susceptibilidade à podrião causada por Botritis Cinerea e outras podridões da uva. Se ocorrer chuva duarante a maturação o vinho não apresentará sua tipicidade varietal.

Características típicas dos vinhos desta varietal: Frutados que lembram amora, morango, ameixa seca, especiarias (baunilha e chocolate) e fumaça.

Os vinhos deste varietal são versáteis e podem harmonizar desde pizza até pescados como o salmão, defumados e massas com molhos de média estrutura.

Alguns exemplos:
Aurora Pinot Noir
Dal Pizzol Pinot Noir
Miolo Fortaleza do Seival Pinot Noir
Salton Volpi Pinot Noir

Já vi produtor não elaborar seu varietal de Pinot Noir pela safra ser desfavorável e também já vi produtor desistir dela na Serra Gaúcha e plantar na Região da Campanha com muito sucesso e ótimos vinhos...

Uns amam outros a chamam de frutíííííííííssima... Eu sou do pensamento que se é para um evento e ser do agrado geral da nação: "Vamos de Pinot, não tem erro!"

Um comentário:

Chiquinho Badaró disse...

Depende, essas que vc citou, sinto muito,são muiiito ruins.
Se procurar, vc vai achar Pinot que vai te agradar.Não essa bombas de álcool e taninos.
abs