quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sim é diferente...

Manejo dos vinhedos é diferente em Bordeaux

Apenas um palmo do chão - vinhedos do Chatêau Cheval Blanc - e sem fungos... entenda o porquê:

Kess van Leeuwen, foi questionado pelo enólogo da Don Laurindo, sobre o motivo das "parreiras nanicas" e ele assim explica:
- "que a baixa altura das plantas tem dois objetivos principais: deixar os cachos de uva suscetíveis a temperaturas mais altas durante o dia e garantir uma cobertura folhear mais densa para favorecer o amadurecimento da fruta".
- “Apesar da baixa altura, não há problemas de fungos ou outras doenças”.
- “Raramente temos geada, as temperaturas à noite chegam sempre a no máximo 5 graus”,

Idade – Com idade média de 40 anos, os vinhedos mais antigos de Bordeaux podem alcançar quase 100 anos, em plena produção. “Quanto mais tempo possuem, a produção de uva fica mais concentrada, com taninos mais maduros e potentes”, afirma Brandelli, que possui vinhas de no máximo 25 anos no Rio Grande do Sul. A respeito deste modo de produção francesa, Brandelli diz que o custo é muito menor do que no Brasil. Isso porque, como as plantas são bem mais baixas, usa-se no máximo três fileiras de arames e menos palanques de madeira ou concreto. “No Brasil, precisamos de pelo menos cinco fileiras de arames, sendo que em algumas áreas são utilizadas até sete fileiras de arames como suporte às plantas”, compara. Ele conta que no Sul da França, por exemplo, sequer se usa suporte às vinhas. “É um estilo de produção, que vem de séculos, e que sem dúvida é mais econômico do que o nosso, pela característica própria deste terroir”.

Fonte: Ibravin.

Nenhum comentário: