terça-feira, 16 de junho de 2009

Comitê de Mercado para o Vinho....

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) criou um Comitê de Mercado para realizar ações em três áreas específicas: trade marketing, vendas e logística. O principal objetivo do comitê é aproveitar a nova campanha institucional dos Vinhos do Brasil para o mercado interno e externo no Ponto de Venda (PDV), impulsionando a comercialização dos produtos nacionais. “A primeira missão do Comitê de Mercado será atuar no trade marketing, reforçando a nova imagem da categoria Vinhos do Brasil junto aos consumidores”, afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Um projeto-piloto será desenvolvido no segundo semestre deste ano em Porto Alegre, São Paulo e Gramado, para servir de modelo a todo o País, junto com a campanha publicitária da marca Vinhos do Brasil. Formado por representantes das principais associações do setor vitivinícola brasileiro, dirigentes da área comercial voltados ao mercado e por membros das 15 maiores empresas que comercializam vinho engarrafado, o Comitê de Mercado ainda terá uma consultoria técnica, que está sendo buscada e será contratada pelo Ibravin. “O comitê vai debater e implementar as melhores práticas relacionadas ao PDV, para que o setor alcance uma vantagem competitiva comparando aos concorrentes”, destaca o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

O projeto-piloto atuará no varejo (supermercados) e no setor on trade (restaurantes). “Como temos recursos limitados, iremos realizar um trabalho de convencimento das estruturas comerciais dos principais players de mercado, mostrando que haverá benefícios compartilhados nas ações conjuntas realizadas”, observa Bertolini.

A estratégia é gerar atratividade para o ponto natural da categoria de vinhos nos supermercados, criando uma sinalização temporária para os vinhos brasileiros. Neste mesmo ponto de venda, responsável pela comercialização de duas entre três garrafas de vinhos brasileiros no ano passado, serão colocados pontos extras, suscitando curiosidade e abrindo um canal de informação e relacionamento com os consumidores sobre os vinhos brasileiros.Nos restaurantes, a ideia é criar atrativos para o consumidor na entrada dos mesmos e nas mesas. Toda a rede de distribuidores das vinícolas brasileiras serão envolvidas na atividade. “A comunicação junto às estruturas de compras das redes, aos sommeliers e garçons também faz parte do projeto-piloto de mercado do Ibravin”, comenta Bertolini.

Os consultores da Top Brands, responsável pelo trabalho de novo posicionamento dos Vinhos do Brasil, Júlio Moreira e Eduardo Muniz, integram o Comitê de Mercado, dentro da proposta de orientar o trade quanto à exposição dos produtos no PDV e estabelecer um plano de relacionamento com distribuidores e consumidores.

Fonte: IBRAVIN

Meu ADD: Não adianta fazer trabalho somente fora ... na cidade também tem muito a ser trabalhado nos restaurantes e afins.... as vezes dá vergonha chegar num restaurante e o 'garçon' pronunciar 'saltaon' querendo dizer salton... Teria mais comments... mas hj meu saquinho está estourado...

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