segunda-feira, 22 de junho de 2009

Os Melhores Vinhos do Vale dos Vinhedos

Na noite de 4 de junho a Aprovale anunciou os rótulos que ostentarão o título de melhores de sua categoria dentre as vinícolas do Vale dos Vinhedos.

O Vinho Branco Chardonnay Reserva 2008, da Vinícola Miolo e o Espumante Brut Cordelier venceram em suas respectivas categorias. A premiação inédita ficou ainda mais emocionante quando foi anunciado um empate técnico entre os vinhos tintos VE Merlot 2005, do Hotel & Spa do Vinho (vinificado pela Miolo) e o Pizzato Merlot Reserva 2005. Pelas regras do Prêmio, caso uma vinícola recebesse premiação anterior, o troféu pertenceria ao próximo colocado, cabendo então o prêmio à Vinícola Pizzato Vinhas & Vinhos.

Em sua primeira edição, o Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos reuniu 36 amostras - já dentro dos critérios da futura D.O.

A tarefa de escolher o melhor vinho branco chardonnay, o melhor tinto merlot e o melhor espumante brut coube a 16 degustadores, com a credibilidade de representantes da ABE, Embrapa, Ibravin e da própria Aprovale.

As amostras foram degustadas às cegas em uma jornada de 4 horas, que avaliou e comentou cada vinho em separado. Rigor técnico e sigilo absoluto foram garantidos durante o processo conduzido pelo Secretário Executivo da Aprovale, Jaime Milan e pelo Maitre Sommelier Evandro Ribeiro.

Entusiasmados com a qualidade e a diversidade do que lhes foi apresentado, os degustadores não pouparam elogios às amostras vencedoras e confessaram que a escolha foi difícil em função da alta qualidade das finalistas. Os vencedores só foram conhecidos à noite, em um elegante jantar servido no Restaurante Leopoldina do Hotel & Spa do Vinho.

Fonte: Aprovale

Nenhum comentário: