quarta-feira, 17 de junho de 2009

Comissão técnica do Wines from Brasil em Bordeaux

Começou ontem (16) a missão técnica que reúne diretores e enólogos de cinco vinícolas brasileiras reunidas no projeto Wines From Brazil, mantido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O tema do dia foi a organização comercial de Bordeaux. O roteiro iniciou pelo Comitê Interprofissional dos Vinhos de Bordeaux (CIVB), no centro da capital mundial do vinho. Segundo o dirigente do CIVB, Christian Delpeuch, a estrutura comercial do vinho bordalês envolve 9.000 vinicultores, 96 agentes e 300 negociantes (négociants, espécie de vinícolas que compram uvas ou vinhos a granel ou comercializam vinhos), responsáveis por 80% da comercialização. Há ainda 52 cooperativas, responsáveis por 18% das vendas. Apenas 2% do comércio de vinhos em Bordeaux é feito de forma direta. “Os produtores não se envolvem com a venda, que é toda realizada pelos negociantes, intermediados pelos agentes”, resume Delpeuch.

Todos os integrantes da cadeia pertencem ao CIVB. Não há como ficar de fora. Os produtores devem vender de 70% a 80% da sua produção exclusivamente a negociantes de Bordeaux. A avaliação e o valor de cada safra segue um ritual. A colheita é feita em setembro. No mês de janeiro seguinte, especialistas degustam os vinhos e atestam a sua qualidade e característica típica do terroir de Bordeaux e de cada uma das suas 57 sub-regiões. Em abril, são estabelecidos os valores gerais da safra e do vinho de cada produtor, via agentes e negociantes. Estabelecido os valores, no final do ano é feito o primeiro pagamento, de 1/3 do total. Em março, mais 1/3 é pago ao produtor.

A quitação dos preços acordados é feita na entrega final da produção, que depende de caso a caso. “É assim que trabalhamos há séculos”, diz Delpeuch. NegóciosEm seguida, a comitiva brasileira seguiu para a Ginestet, um dos maiores negociantes de Bordeaux, com um faturamento de 100 milhões de euros no ano passado. A exportação alcança 55% da Ginestet; outros 45% são vendidos na França. Por fim, a missão visitou para a Millesima – especializada na venda dos melhores vinhos bordaleses (os Premiers Crus Classés) aos consumidores finais, especialmente pela internet (30% do total). A Millesima tem um sistema de venda direta que 11 países na Europa e Estados Unidos, sendo a líder de vendas de vinhos por correspondência (correios). Possui 55 mil clientes do mundo todo e fatura 30 milhões de euros por ano.

A programação da missão técnica, que segue até sexta-feira (19), conta com representantes da Boscato, Casa Valduga, Don Laurindo, Miolo e Vinibrasil.

O CIVB é uma espécie de Ibravin de Bordeaux, com orçamento originado de taxas (média de 5 euros por hectare) pagas por viticultores, agentes e negociantes. O pagamento é feito no ato da venda do produtor.
- O presidente é eleito a cada dois anos, alternando representantes de viticultores e negociantes. Dentre as missões do CIVB estão a promoção comercial dos vinhos da região, realização de pesquisas e levantamento de dados estatísticos. Do orçamento anual de 30 milhões de euros, 25 milhões de euros são investidos em promoção do “Vinho de Bordeaux”.
- Toda a região de Bordeaux possui denominação de origem controlada. “Não há nada de vinho de mesa aqui”, afirma. Os 125 mil hectares de vinhedos produzem de 5,5 milhões a 6 milhões de hectolitros por ano – 15% da produção francesa, que, por sua vez, responde por 11% dos vinhos elaborados no mundo. A última safra, contudo, foi menor, de 4,8 milhões, a menor dos últimos 30 anos.
- Quase 90% dos vinhos são tintos. “Nas últimas três décadas, a superfície plantada de uvas tintas cresceu 86% e a de brancos caiu 38%”, informa Delpeuch. As tintas características de Bordeaux são Cabernet Sauvignon, cultivada à direita do rio Garonne, com solo mais arenoso, totalizando 62% do total; e Merlot, com vinhedos à esquerda do rio Garonne, com solo argiloso, somando 22% dos tintos de Bordeaux. Cabernet Franc (12%) e Petit Verdot (com menos de 3%) completam a produção bordalesa de uvas tintas.

Fonte: Ibravin

Meu ADD: Estudar, trocar idéias estudar aprender... é o futuro.

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