segunda-feira, 22 de março de 2010

Um pouco sobre a CASA SILVA que está chegando na VinhosNet

Família Silva

Vinícola 100% familiar, 100% chilena, na qual todos os membros da família participam do trabalho diário com compromisso e amor. A relação com a terra e o vinho é parte diária dos membros da família Silva. Cada um cumpre uma atividade específica, particular e profissional, com o orgulho de quem viveu, vive e quer continuar vivendo uma estreita relação com a terra e o vinho, fazendo disto uma forma de vida.

Filosofia

A paixão e o amor da família pela terra e pelo vinho, sua preocupação pelos detalhes e seu compromisso pelas futuras gerações fazem parte de seu estilo, conferindo-lhe um selo único, pessoal e particular em todos os vinhos. Seu conhecimento de trabalho com a terra permite separar as uvas previamente e durante a colheita, sabendo com perfeição a origem de todos os vinhos.
O conhecimento permite criar vinhos complexos, onde a soma de corpo, cor, taninos suaves e fruta se conjugam para apresentar, sobretudo, elegância, persistência e uma tipicidade única que representam as características do terroir.
Estrutura

A Viña Casa Silva é uma das vinícolas mais antigas do Valle de Colchagua em termos de tradição e história, e uma das mais modernas do Chile, tratando-se de inovação. Tem diferentes salas de barricas, túneis subterrâneos, construções antigas, entre outras. Conta com uma pequena vinícola no interior da mesma, preparada para pequenas vinificações de vinhos especiais. “Nossa vinícola permite que vinifiquemos toda nossa uva com tranqüilidade, e os vinhos descansem em salas de guarda especialmente condicionadas, esperando o momento de sua saída ao mercado", explica Mario Pablo.

Regiões de Vinhos

O Valle de Colchagua se encontra na sexta região, no centro do Chile. O vale é o pioneiro na utilização de denominação de origem e também o primeiro a utilizar seu próprio roteiro do vinho. Localizado no berço das tradições vitivinícola, o Valle de Colchagua é reconhecido pela produção de vinhos premium, e tem sido o vale mais premiado em competições internacionais dos últimos anos.
De modo geral, o Valle de Colchagua tem um setor pré-cordilheira com influência dos Andes no setor central ou planície, e um setor costeiro com predominante influência do Oceano Pacífico.

Vinhedos Próprios Casa Silva
Angostura

Lugar de antepassados e tradições.
Localizado numa área estreita entre a Cordilheira da Costa e a Cordilheira dos Andes, próximo de San Fernando. É denominado Angostura pela proximidade que existe entre os primeiros cordões montanhosos de ambas as cordilheiras. Esse lugar possui vinhas plantadas em 1912.
Clima: Angostura possui um clima temperado do tipo mediterrâneo quente, com uma grande temporada de seca. Os verões são quentes e secos, e os invernos frios e chuvosos. A temperatura no verão varia entre 12º e 27º durante o dia, o que dá uma amplitude térmica de 15º em média. A média de chuvas no inverno é de 700 mm.
Variedades: Merlot, Chardonnay, Sauvignon Gris e Sauvignon Blanc destacam-se como as variedades que se adaptam melhor ao micro-clima da região. Em 1998, num trabalho conjunto com a Universidade Católica do Chile, descobriu-se o varietal Sauvignon Gris que havia sido plantado em 1912. Com isso, a vinícola foi a primeira e única a engarrafar o vinho da casta Sauvignon Gris no Chile.

Los Lingues

Localizado ao noroeste do Valle, aos pés da cordilheira dos Andes, o vinhedo encontra-se entre uma abertura entre dois cordões montanhosos. Um lugar único, mágico e diferente que se destaca pela excelente qualidade das uvas provenientes das castas emblemáticas chilenas: Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e, principalmente, o Carmenère.
Clima: Los Lingues possui seu próprio micro-clima, que o transforma em um pequeno sub-vale. O clima é mediterrâneo e temperado. É possível sentir a influência da Cordilheira dos Andes pelo vento frio que sopra no final do dia e que faz baixar a temperatura bruscamente, levando a uma oscilação térmica de 20º. Na estação seca, as temperaturas médias vão dos 30º aos 10º. A abertura entre os cordões montanhosos é a causa dos ventos que mantém uma temperatura uniforme nos cachos e assegura que sejam saudáveis. Por outro lado, nesta região chove menos do que no restante do vale. Os vinhos obtidos são excepcionais, possuem um grande corpo, cor, uma doçura natural e taninos de suavidade única.
As principais variedades cultivadas em Los Lingues são o Carmenère e o Cabernet Sauvignon, que alcançam os mais altos níveis de qualidade, e também características únicas. Também é cultivada uma pequena parte de Petit Verdot, com excelentes resultados.

Lolol


Quem viaja para a longínqua costa de Colchagua, normalmente sente um clima de hospitalidade imediato. Em poucos lugares no Chile, talvez exceto pelo deserto de Atacama, o céu pode ser visto tão claro à noite. Esta terra virgem está a apenas 15 quilômetros do Oceano Pacífico. Esta terra seca é típica das tradições Chilenas e onde vive o “Huaso” (uma espécie “cowboy”, ou gaúcho, chileno).
O clima nesta região é quente, mas temperado pela manhã, com noites mistas e frias, devido à sua proximidade com o oceano. Durante os meses de verão, as temperaturas variam entre 9ºC e 30ºC, as temperaturas mais altas são apenas num curto período da tarde. Estas diferenças de temperatura são recordes e ideais para o Syrah e Viogner.
Essas condições favorecem o acumulo de açúcares nas uvas. As chuvas médias são de 550 mm por ano e tem uma atmosfera muito luminosa durante o ano.

Variedades: Uma menção especial a qualidade que a uva Syrah alcança nestes vinhedos. Nos brancos, o Viognier vem surpreendendo, cuja cepa foi recentemente introduzida no Chile e parece haver encontrado excelentes condições no Valle de Colchagua, principalmente na região de Lolol.

Nenhum comentário: