sexta-feira, 12 de março de 2010

Bacalhau e Vinho


Já diz o português Bacalhau é Bacalhau!

Bacalhau vai bem com vinho branco amadeirado (chardonnays do mundo) e ponto quase final... Quase final pois existem correntes que dizem que os tintos de pinot noir e gamay costumam ser bons parceiros (nem engrandecem e nem empobrecem o bacalhau) outros dizem que merlot jovem ou vinhos rosés são perfeitos do cod fish.

Não recomendo vinhos tânicos pois sal e taninos não combinam e resultam em gosto de maresia (existe uma corrente que diz que é por causa do ferro, mas isso é outra história...).

Não me diga que bacalhau só harmoniza com vinho português, pois isso é lenda!

A minha receita favorita é muito tradicional e eu harmonizo com pinot noir:

Bacalhau à Portuguesa:
  • 1 Kg de Bacalhau;
  • 1 Pimentão verde;
  • 1 Pimentão amarelo;
  • 1 Pimentão vermelho;
  • 3 Tomates;
  • 3 Cebolas;
  • 10 batatas (pré-cozidas);
  • 1 vidro de palmito;
  • Azeite extra virgem;
  • Azeitonas pretas;

Modo de preparo:

Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos quatro vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas.

Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentões, os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas. Pronto!

ps.: receitas de bacalhau com pedaços de ovos são um prato cheio para não harmonização.

2 comentários:

Unknown disse...

Vania,

gostaria de sugerir um vinho que cai super bem com Bacalhau: Esporão Reserva Branco 2008. É um branco elegante e com notas de madeira, semelhante aos Chardonnays californianos!

Espero que a dica agrade e qualquer dúvida, entre em contato conosco!
Att, Wine.

VINHO NAS ALAGOAS disse...

Vania;

Gostei do que posso afirmar como ousada proposta de harmonização, contudo a Pinot Noir será sempre a minha uva preferida, como disse o mestre Ciro Lilla, a pinot é uma uva caprichosa que só produz bons vinhos.
Acredito que realmente bacalhau vai bem com muitas coisas, posso até sugerir(com toda humildade) um bom vinho com a uva arinto, casta poutuguesa que nos favorece com excelentes vinhos verdes.
Att. Sérgio Craveiro