quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Poloneses vem conhecer o Carnaval carioca e os vinhos brasileiros

O crescente conhecimento dos vinhos brasileiros no mundo – respaldados por mais de 2 mil premiações internacionais desde 2005 – despertou o interesse dos poloneses pela produção vitivinícola nacional. Uma comitiva composta por um ator e dono de loja especializada, seu sócio e um jornalista especializado em vinhos desembarcaram sábado (13) no Rio de Janeiro, a convite do Projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Após participarem do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro nesta segunda e terça-feira (dias 14 e 15), no camarote da Apex-Brasil na Marquês de Sapucaí, degustando os vinhos e espumantes brasileiros, os três poloneses seguirão rumo à Serra Gaúcha para gravarem documentários em vinícolas verde-amarelas e realizarem rodadas de negócios com as empresas do Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos.

Marek Kondrat e Piotr Pabianski são proprietários da empresa W
inarium, e Marek Bienzyk é um dos mais importantes jornalistas europeus especializados em vinhos, com colunas em veículos como Polish Wine Guide, Forbes, Magazyn Wino, Logo e Tygodnik Powszechny. Eles ficam no Rio de Janeiro de sábado (13) a terça-feira (16). Conforme a gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, o ator Marek Kondrat, além de ser um grande formador de opinião e de novas tendências na Polônia, é muito atuante no mercado de vinho polonês, sendo um dos principais importadores, dono de nove lojas especializadas.

A Polônia é um dos oito mercados-alvo dos vinhos brasileiros este ano e no próximo. A vinda da comitiva polonesa faz parte da estratégia de promoção dos produtos verde-amarelos neste país. Andreia explica que a Polônia tem tido um crescimento grande no consumo de vinhos, estando bastante aberta a produtos importados. “O consumo de vinho na Polônia está aumentando e a expectativa é que o vinho tome cada vez mais o mercado da cerveja e da vodka”, comenta, acrescentando que a previsão é de que o nível de consumo per capita cresça de 5 a 15% anualmente nos próximos anos. O país também representa um caminho de ingresso a todo o Leste Europeu e à Rússia. Nos dois últimos anos, a Polônia comprou US$ 111,4 mil de seis vinícolas brasileiras.

Agenda na Serra Gaúcha

De quarta-feira (17) a sábado (20), os poloneses participarão de uma rodada de negócios na sede do Ibravin, em Bento Gonçalves, com seis vinícolas (Dom Cândido, Panceri, Piagentini, Pizzato, Casa Motter e Boscato). As seis empresas oferecerão um jantar harmonizado com vinhos e espumantes no Restaurante Primo Camillo, em Garibaldi.

Os poloneses ainda visitarão outras cinco vinícolas – Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton, além da Embrapa Uva e Vinho e da Aprovale (Associação dos dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos). Na despedida, no sábado, eles participarão da Festa da Colheita, no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, e darão um passeio de Maria Fumaça, de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves.

Conheça a comitiva polonesa que virá conhecer os vinhos brasileiros

1. Marek Bienzyk – Jornalista independente, colunista que escreve para Polish Wine Guide, Forbes, Magazyn Wino, Logo, Tygodnik Powszechny. Marek foi o co-autor do primeiro Guia de vinhos da Polônia, co-fundador da revista Wino a maior revista de vinhos da Polônia, autor de um documentário dos Burgeland Wines (Áustria) para uma televisão da Polônia.

2. Marek Kondrat – Ator bastante conhecido na Polônia. Também é Importador e varejista, proprietário da Winarium. A empresa foi fundada em 2004, localizada em Varsóvia. A empresa já compra vinhos da Espanha, França, Itália, Hungria, Austrália, Nova Zelândia, RSA, Chile, Argentina e Uruguai. Possuem 9 lojas e 1 wharehouse, com 32 funcionários.
3. Piotr Pabianski – proprietário e presidente da W
inarium.


Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: