quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cooperativa Vinícola Aurora comemora 79 anos e crescimento acima dos índices de alta do setor

A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de completar 79 anos de fundação (dia 14 de fevereiro) e comemora mais um ano de bons resultados. A vinícola registrou crescimento de 30%, com um faturamento superior a R$ 200 milhões, e deve muito dessa escalada ao sucesso de mercado do suco de uva, produto em alta na mesa dos brasileiros e cujas vendas dispararam 40% na empresa, líder nacional em sucos, vinhos e coolers. A venda de vinhos finos da Aurora cresceu 25% e a de espumantes, 27%, muito acima do crescimento do setor, de 14% e 18%, respectivamente. A 12 meses de completar os 80 anos da Cooperativa, a Aurora vai investir R$ 7 milhões na ampliação da capacidade de produção das linhas de espumantes, vinhos finos e sucos.

A Aurora foi fundada por imigrantes oriundos do norte da Itália, que reconheceram em Bento Gonçalves paisagem e clima similares ao da pátria-mãe. Durante os primeiros tempos de imigração, os colonos trabalhavam isolados, submetidos a baixas remunerações. Os lucros da atividade no campo iam todos parar nas mãos dos intermediários urbanos, que impunham seus preços e formas de pagamento. Para vencer esse ciclo, eles associaram-se em cooperativa. Em 14 de fevereiro de 1931, ao ar livre, à sombra de uma árvore na propriedade de Antônio Pértile, no 1º Distrito do Município de Bento Gonçalves, dezesseis famílias de produtores lançaram a pedra fundamental da cooperativa.

Em poucos anos já somava centenas de associados.
Hoje, a Aurora é a maior e mais premiada vinícola do país e exporta seus produtos para mais de 20 países. Conta com mais de mil associados, produz 50 mil toneladas de uvas e elabora 38 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos a cada ano.

Fonte: Agencia Fatto

Nenhum comentário: