segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Vinho Branco Turbinado
Dentro do conceito dos "alimentos funcionais", que proporcionam benefícios à saúde, os vinhos tintos têm grande vantagem na preferência desses consumidores por apresentarem maior concentração de polifenóis. Por conseqüência, a produção das variedades de uva e de vinhos desse tipo é muito mais significativa e vem tirando espaço dos brancos no mercado.
A proporção de venda é de um branco para nove tintos. Em se tratando de vinhos tranqüilos (não espumantes), o apelo à saúde tem pesado na decisão de compra - diz o pesquisador de enologia da Embrapa Uva e Vinho Mauro Celso Zanus.
Há quatro anos, ao constatar essa realidade, o especialista teve a idéia de "turbinar" o vinho branco com os compostos benéficos à saúde oferecidos pelas uvas. A Embrapa desenvolveu uma tecnologia que permitiu a elaboração de um vinho branco com quatro vezes mais antioxidantes e maior quantidade de resveratrol, quercitina e flavonóides. O novo método é resultado de um "pacote de tecnologias" que envolve a utilização de uma uva já desenvolvida pela instituição, uma levedura utilizada para sua fermentação e de um novo protocolo de vinificação (espécie de receita para produção de vinho).
Zanus foi um dos palestrantes do Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, e falou sobre a possibilidade de aumento do potencial antioxidante dos vinhos brancos, que este ano se materializou no Acquasantiera, safra 2008, elaborado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi. A empresa, parceira do projeto, detém a tecnologia pelos próximos três anos.
O vinho é elaborado com a uva BRS Lorena. A variedade desenvolvida pela Embrapa é capaz de atingir uma boa maturação com elevados níveis de açúcar na Serra, apresentando fácil manejo e boa produtividade. Ela resulta em um vinho de aroma intenso e sabor semelhante ao das uvas moscatel. Já a levedura, a 1 vvt, também fruto de pesquisas da entidade, produz mais álcool durante a fermentação, acelerando a extração de vários compostos, entre eles os polifenóis. O grande segredo da tecnologia, entretanto, é o protocolo de vinificação, no qual estão determinados o tempo certo de maceração (permanência do líquido extraído da polpa em contato com as cascas e sementes da uva) e as condições de fermentação.
Tivemos todo um cuidado para evitar gostos amargos e obtivemos um produto comercial, com um paladar agradável, um pouco mais intenso que os tradicionais. Hoje a tecnologia é um pacote fechado, de propriedade da Embrapa, e de uso exclusivo pela Cooperativa Vinícola Garibaldi para os próximos três anos. - destaca Zanus.
Comprar o Vinho Lorena Ativa

Nenhum comentário: