terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Aurora: Para brindar e saborear 2010

Nada melhor que receber um novo ano em grande estilo, na companhia de amigos, da família e de um bom espumante ou vinho. Os produtos do Brasil ganham, a cada safra, mais sofisticação e qualidade. Nauro Morbini, eleito enólogo do ano pela Sociedade Brasileira de Enologia, elege alguns rótulos que merecem atenção, especialmente para comemorar as festas que estão para chegar. Aqui ele dá dicas de sua própria Adega.

Aurora Brut e Aurora Pinot Noir – Elaborados pelo método charmat longo e com uvas selecionadas das variedades Chardonnay e Pinot Noir, esses dois espumantes já foram premiados em concursos promovidos pela Organização Internacional do Vinho. O Aurora Brut apresenta um aroma essencialmente frutado, com leves toques tostados e de baunilha. Na boca, é marcante e a acidez pronunciada. O Aurora Pinot Noir é o primeiro espumante 100% Pinot Noir vinificado em branco do Brasil. Tem cor amarelo-cobre e seu perlage é delicado e persistente. Os aromas são frescos e lembram morango e amora branca, com toques de ervas aromáticas.

Dicas de Harmonização – Os sommeliers costumam recomendar os espumantes brut para acompanhar a refeição inteira, desde a entrada até a sobremesa. Mas eles caem bem especialmente com pratos leves e refrescantes, como saladas, foie gras, caviar, ostras, peixes defumados, patês, massas leves, queijos claros e pratos à base de frutos do mar.

Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2008 – Elaborado com pequenas porções de Cabernet Franc selecionadas manualmente, este vinho tem corpo médio, frutado, remetendo às frutas vermelhas. Com passagem por barricas de carvalho, é agradabilíssimo. Perfeito para refeições leves ou um pouco condimentadas. Este Cabernet Franc é um dos dos 16 melhores vinhos representativos da safra 2008.

Dica de Harmonização – Por ser uma uva um pouco mais delicada que a Cabernet Sauvignon, deve acompanhar pratos médios, com condimentação moderada. Harmonizam com este vinho pratos com queijos brie, camembert, provolone e outras variedades curtidas, salmão, atum e bacalhau. O tradicional peru de Natal também vai bem, junto com porco e carnes vermelhas grelhadas ou churrasco.

Aurora Millésime 2005 – Essência dos produtos da Aurora, o Millesime só é elaborado com uvas de safras de excelência. A edição de 2005, do Aurora Millesime tem 13 mil garrafas numeradas. Elaborado com as melhores uvas Cabernet Sauvignon selecionadas manualmente, apresenta uma cor rubi intensa e aromas bem definidos de frutas vermelhas maduras, notas de baunilha e chocolate. É bem estruturado e intenso. Morbini comenta que, apesar de acompanhar a tendência de outros vinhos brasileiros, feitos para ser consumidos ainda jovens, o Millésime 2005 tem grande potencial de guarda, oriundo, principalmente, da excelência da safra 2005 e do cuidado na elaboração do vinho.

Dicas de Harmonização – Este vinho, que é a melhor expressão do Cabernet Sauvignon, pede pratos fortes e marcantes, como risotos de funghi e queijos duros, como o Grana. Carnes de caça, ensopados elaborados, cabrito, javali, búfalo e carneiro também harmonizam bem com este Millésime. O leitão assado que recebe o ano novo, por seus condimentos e sabor forte, pode ser degustado entre goles deste vinho.

Fonte: Agencia Fatto

Nenhum comentário: