terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Harmonizações de Final de Ano - parte II

Para suas festas de final de ano ficarem ainda melhor, apresentamos a segunda parte de vinhos e espumantes que servem para harmonizar com os pratos de final de ano.

PRATOS DE ANO NOVO

O Peixe nada somente para a frente, por esse motivo é um dos pratos principais nas seias de ano novo. Pratos a base de peixe e frutos do mar combinam muito bem com vinhos brancos não envelhecidos e os peixes mais gordurosos harmonizam mais com vinhos brancos encorpados. As duas versões de peixes fazem sucesso com espumantes.
Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay
Dom Cândido Espumante Brut
Panizzon Reserva Chardonnay

O Leitão, rico e gorduroso, é um dos pratos mais tradicionais no final do ano, e muitos dizem que por chafurdar e andar sempre para frente, ele traz dinheiro e boa sorte. Vai bem com espumantes bem estruturados e com vinho tinto da varietal pinot noir.
Vinícola Aurora Varietal Pinot Noir
Casa Valduga Espumante 130 anos

A melhor escolha para carnes recheadas com frutas são vinhos que combinem acidez com frutado intenso. Shiraz, malbec e touriga nacional podem ser boas alternativas.
Miolo - Terranova Shiraz
Dal Pizzol Touriga Nacional
Don Laurindo Malbec

Entre os artifícios para garantir boa sorte para o ano seguinte, comer lentilhas na passagem do ano é uma das tradições mais difundidas. Este prato - elaborado com linguíça e outras carnes de sabor forte - pede um vinho bastante estruturado com um cabernet sauvignon ou assemblages envelhecidos.
Dal Pizzol 30 anos
Casa Valduga Gran Reserva Cabernet Sauvignon
Salton Talento

Um comentário:

Cristiano Orlandi disse...

Vânia,

O q vc sugere para Bacalhau? Um Chardonnay com madeira bem presente? Posso ter uma opção de tinto? Vc sabe tem muita gente que não bebe vinho branco...

Cristiano
Vivendo Vinhos
www.vivendovinhos.blogspot.com