sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Cadastro Vitícola do RS mostra que produção de uvas cresce 4% ao ano

A área destinada à produção de uvas cresce 4% a cada ano no Rio Grande do Sul. O número faz parte da nova edição do Cadastro Vitícola do Estado, o único do país a elaborar este documento que mostra uma radiografia do setor. Os vinhedos representam hoje 38,5 mil hectares, um crescimento de 58% na área em relação a 1995, quando saiu o primeiro levantamento.

Os mapas divulgados nesta quinta, dia 18, mostram que a produção é maior na serra, mas se expandiu para a fronteira com o Uruguai e a Argentina.

– É um momento importante e vai contribuir muito para as condições do segmento, como melhoria da qualidade do vinho e mais credibilidade ao setor – disse o secretário da Agricultura, João Carlos Machado.

Os dados que compõem o cadastro foram coletados de 2005 a 2007 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que elaborou o projeto em parceria com os governos federal, estadual e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O investimento de R$ 300 mil permite identificar a área, a quantidade e as espécies de uvas produzidas em cada município gaúcho.

A pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho Loiva Ribeiro de Mello lembra que em 1995, o grupo mais apto para a produção de vinhos finos eram as cultivares brancas. Agora a tendência das vitiviníferas é para as variedades tintas. Para ela, essa mudança merece uma boa análise.

– Somos um Estado de excelência em termos de espumantes, e esse mercado está aquecido. Contrariamente, os vinhos finos tintos estão sofrendo forte pressão dos importados, e estão sobrando.

O cadastro vitícola é um importante instrumento para combater a comercialização de vinhos falsificados. De acordo com a Câmara Setorial da Uva e do Vinho, 150 milhões de litros desses produtos, considerados de baixa qualidade, chegaram ao mercado no último ano.

– Com o controle adequado entre cadastro vitícola e cadastro vinícola, esse abuso pode ser coibido. O trabalho para isso está sendo feito no Rio Grande do Sul pela Embrapa, mas estamos lutando para estendê-lo para todo o Brasil – afirmou o presidente da câmara setorial, Hermes Zaneti.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=noticias&id=2338584&section=noticias

ps.: o desenvolvimento da tecnologia do CD foi feito pela equipe de desenvolvedores da VinhosNet e da Enoteca.

Nenhum comentário: