terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Harmonizações de Final de Ano - parte I

O Natal e o Ano Novo são ótimas oportunidades para aproveitar todos os prazeres da boa mesa, comendo e bebendo ao lado da família. Para sua festa ficar ainda melhor elaboramos, em três partes (parte I - pratos natalinos, parte II - pratos para o ano novo e parte III - sobremesas e frutas), uma lista de vinhos e espumantes para harmonizar com os pratos de final de ano.

Confira a primeira parte - PRATOS NATALINOS:

Não existe prato mais natalino que o peru. Não importa se é o tradicional ou a ave chester. Ambos apresentam a carne clara e suave, que pode ser combinada com molhos e recheios levemente doces. Harmonizam com vinhos tintos frutados e macios ou rosados.
Casa Valduga Duetto Pinot /Shiraz
Dal Pizzol Pinot Noir
Miolo Seleção Rosé

Lombo apresenta a carne clara e o sabor combina com vinho brancoss encorpado, rosados de boa acidez e até mesmo um espumante encorpado.
Salton Volpi Chardonnay
Pizzato Fausto Rosé
Casa Valduga Gran Reserva Natura

Tender, possui sabor adocicado e picante, geralmente servido com molhos mais doces. Pede vinhos tintos com mais fruta e boa a acidez.
Adega Cavalleri Merlot Pecato
Dal Pizzol Gammay Beaujolais
Cave de Amadeu Merlot

Pernil de cordeiro ou vitela, são pratos que combinam com grandes tintos encorpados. É uma ótima oportunidade para abrir as seguintes preciosidades.
Cave Antiga Marselan
Casa Valduga Gran Reserva Cabernet Sauvignon
Salto Talento Cabernet/Merlot/Tannat

Nenhum comentário: