quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vinhos brasileiros são apresentados e degustados na sede da OIV em Paris

Evento patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e organizado pela Embaixada do Brasil na França contou com a presença de mais de 100 convidados, entre jornalistas, sommeliers e formadores de opinião franceses

O berço da vitivinicultura mundial foi sede de uma degustação histórica de vinhos brasileiros nesta quarta-feira (20) à noite, em Paris, capital da França. Com o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e organização da Embaixada do Brasil na França, vinhos e espumantes de dez vinícolas verde-amarelas foram apresentados a mais de 100 convidados na OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho). “É uma quebra de paradigma ter os vinhos brasileiros apreciados na França, especialmente na sede da instituição mais importante do mundo do vinho”, observa o diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani.

A gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, abriu o evento com uma breve exposição sobre o setor vitivinícola e as regiões de produção do Brasil. O presidente da OIV, o francês Yves Bernard, e o diretor-executivo, Federico Castellucci, deram seu testemunho sobre a qualidade e o trabalho desenvolvido pela vitivinicultura brasileira em busca cada vez maior de melhores produtos e de reconhecimento no mercado mundial.


Vinhos na Embaixada
O evento contou com a presença do embaixador José Maurício Bustani, cônsul do Brasil na França. O embaixador anunciou que, depois de provar e gostar dos vinhos brasileiros, servirá os mesmos em eventos da Embaixada Brasileira em Paris. “Tenho certeza que nossos vinhos podem ser servidos para os experts franceses nos nossos eventos da Embaixada”, afirmou.

A ação realizada na sede da OIV contou com o trabalho do conselheiro Pedro Scalisse, chefe do setor de Promoção Comercial, e da chefe-adjunta Bertha Gadelha. Ambos empenharam-se em levar à OIV os principais importadores, sommeliers e jornalistas parisienses.

Presenças

Entre os presentes, destaque para Marc Sibard, da loja Lavinia, uma das mais importantes lojas de vinhos de Paris, que possui rótulos de todo o mundo. Hoje, a Lavinia possui dois vinhos da Miolo. Sibard disse que a loja quer ampliar sua linha de produtos com a Miolo e incluir novas empresas em seu portfólio. Bertha Gadelha, do Setor de Promoção Comercial (Secom) da Embaixada em Paris, adiantou que a ideia é fazer um evento na Lavinia no próximo ano, dirigido para o publico consumidor e clientes desta importante loja de vinhos parisiense.

O jornalista e escritor David Cobbold, autor do livro “100 vinhos para conhecer” (100 vins Du monde à connaître), ficou tão empolgado com a degustação que disse que quer conhecer o Brasil e suas vinícolas.

Os representantes das vinícolas brasileiras presentes no evento, que teve duração de três horas, ficaram muito satisfeitos com o público convidado, destacando a iniciativa como uma das mais importantes do calendário do Wines of Brasil, em conjunto com o MRE e a Embaixada do Brasil na França.

Sial 2010

A degustação na OIV foi realizado em paralelo ao Salão Internacional de Alimentos e Bebidas (Sial) 2010, que encerra nesta quinta-feira (21), em Paris, com a maior participação coletiva promovida pelo projeto Wines of Brasil (Wof), realizado em parceria pelo Ibravin e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O time brasileiro em Paris é formado por 10 empresas de vinhos, Boscato, Casa Valduga, Galiotto, Lidio Carraro, Miolo, Irmãos Molon, Peterlongo, Pizzato, Salton e Villagio Grando; além de Casa de Madeira, Galiotto, Irmãos Molon, Catafesta e Terragnolo, levadas pelo Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, desenvolvido pelo Ibravin e pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), junto com a Apex-Brasil.

Jornalistas presentes:

Philippw Bidalon – L’Express
Isabelle Bachelard – I Free-lancer
Wagner Cardoso – RFI
Alain Chameyrat – BDT Medias
Pompeo Pino – RFI
Guillaume Puzo – Free-lancer
Kenya Zanatta – RFI
Eris Touchat – Vizioz Communication
Marie Barbier – La Revue Gourmande

Principais restaurantes e lojas presentes:

Frederic Blin – Rede Systeme U (grande rede de supermercados)

Yannick Bourgade – Hediard (delicatessen)

Frederic Brochet – Fauchon Wine et Spirits (qualificada rede de delicatessen)

Eric Dumenil – Grupo Lafayette Goumet

Antoine CAbre – Tour D’Argent (restaurante)

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: