quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Enólogo do Ano 2010

Divulgação ocorreu dia 22 de Outubro em jantar alusivo aos 34 anos
da Associação Brasileira de Enologia e Dia do Enólogo
Em clima de descontração, 126 enólogos participaram do jantar promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) no dia 22 de outubro, na Sociedade Recreativa Botafogo, em Bento Gonçalves. Além de comemorar o Dia do Enólogo e os 34 anos da entidade, o evento também foi marcado pela homenagem prestada a Lucindo Copat, eleito Enólogo do Ano 2010.
Da música para a enologia, Lucindo Copat sempre esteve ligado à arte. O sonho de ser músico foi substituído aos poucos pelo encanto da enologia. Na adolescência, foi guitarrista chegando a integrar uma banda, mas o amor pelo vinho foi maior. Em seu agradecimento, lembrou quando chegou em Mendoza, na Argentina, para iniciar sua graduação em Tecnologia de Enologia e Indústria Frutihortícola pela Universidad Juan Agustín Maza. Eu trajava uma calça cor vinho e uma camisa amarela e nas costas carregava o meu violão. Lá descobri minha vocação.
Ao agradecer a ABE pela homenagem, dividiu o prêmio com todos os enólogos, especialmente aqueles que integram sua equipe, e lembrou de Ângelo Salton quando lhe questionava quando iria conquistar este prêmio. Atualmente, Lucindo Copat é diretor Técnico e acionista da Vinícola Salton.
A distinção, realizada pela ABE desde 2004 e que já homenageou sete enólogos, é o reconhecimento de uma trajetória dedicada a arte de elaborar vinhos. A escolha é fruto do voto expresso pelos próprios associados da entidade. O resultado é homologado por uma comissão formada pelo presidente da ABE, representantes do IFRS – BG, EMBRAPA – CNPUV e por todos enólogos já homenageados com o Enólogo do Ano.
Como prêmio Copat ganhou uma viagem para a Europa, onde visitará uma feira do setor vitivinícola. Ele deverá, em data a ser definida, apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados a fim de apresentar suas experiências durante a viagem técnica com a finalidade de multiplicar conhecimentos. A distinção é uma realização da ABE, juntamente com os parceiros Amazon Group e M.A. Silva Cortiças.
Integração
Centenas de abraços e muitos brindes. Foi assim que iniciou a noite do Dia do Enólogo. Numa demonstração de respeito e admiração pelo colega, cada enólogo entrou no espírito de comemoração formando uma corrente de abraços, prova de que o vinho aproxima as pessoas, faz novas amizades e tem o poder de integrar.
O presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, destaca a responsabilidade que cada enólogo tem na condução dos trabalhos para chegar a um vinho de qualidade. O vinho não é uma simples mercadoria, o consumidor procura no vinho uma companhia para momentos felizes e isso engrandece e nos carrega de muito mais responsabilidade para com estas pessoas.
Os enólogos também participaram do sorteio de diversos brindes. O ganhador da adega climatizada foi o enólogo Hermes Bresolin, de Veranópolis.
Retrospectiva
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 - Lucindo Copat
Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: