segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Degustação harmonizada de vinhos brasileiros surpreende convidados em Gramado

Segunda edição do evento “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”, realizado pelo Ibravin em parceria com a Escola de Gastronomia UCS-ICIF e a FSI, teve a presença de 40 pessoas no Varanda das Bromélias Boutique Hotel

“Elucidativo”. Com esta palavra, o empresário Antonio Calvosa definiu o evento “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”, realizado na noite de quinta-feira (14), no Varanda das Bromélias Boutique Hotel, em Gramado. Já participei de inúmeras degustações, algumas delas harmonizadas, mas pela primeira vez estou plenamente convencido sobre a diversidade e a qualidade de sabores dos vinhos brasileiros”, completou Calvosa, ao final do evento, presenciado por 40 convidados do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), em parceria com a Escola de Gastronomia UCS-ICIF, situada em Flores da Cunha, e a FSI (Federação Internacional de Sommeliers).

A degustação harmonizada foi conduzida pelo engenheiro agrônomo, enólogo e sommelier Jefferson Sancineto Nunes, presidente da FSI Brasil, com pratos elaborados pelo chef Mauro Cingolani, diretor-técnico da Escola de Gastronomia. De entrada, foram servidos espumantes Brut, branco e rosé, com bacalhau cremoso ao azeite de oliva extra virgem. Os vinhos brancos e rosé vieram em seguida, acompanhados de coelho em conserva com especiarias e ervas aromáticas. Já os vinhos tintos foram à mesa com uma carne bovina assada na brasa ao vinho tinto e cebola glacê. Por fim, o espumante moscatel foi harmonizado com a sobremesa Mousse de laranja.

“Estamos aqui para descomplicar o que não é complicado, mas parece que é”, disse Jefferson Nunes logo na abertura do evento. “Queremos mostrar que, como acontece nos países europeus há séculos, vinho é alimento e sempre que possível deve ser consumido com comida”, adiantou. O chef Mauro Cingolani alertou que o evento não se trata de um jantar harmonizado, mas sim uma degustação diferente. “Queremos proporcionar a experiência de sentir diversas sensações e sabores dos vinhos brasileiros através da comida”, disse. “É um exercício revelador combinar diferentes vinhos e espumantes com o mesmo prato”, ressaltou Normélio Ravanello, proprietário da vinícola Ravanello, em Gramado. Outro produtor, José Sozo, da vinícola Sozo, localizada em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, elogiou a iniciativa do Ibravin. “Só assim passaremos a ter nossos vinhos incorporados ao dia-a-dia das pessoas, aliando o sabor dos alimentos com os produtos brasileiros”, disse.

Jefferson Nunes aproveitou a ocasião para passar algumas dicas básicas de degustação. “O fundamental é que sintamos prazer durante o ato da degustação”, salientou, acrescentando que “a sensação sempre deve ser agradável, de completo hedonismo, para termos a perfeita harmonização entre alimento e vinho”.


Dicas preciosas

Uma das dicas passadas é que não se deve misturar bebida e alimento. “Só devemos colocar um gole de vinho ou espumante na boca depois de completada a mastigação e o alimento tiver sido engolido”. Outra é que espumante não é mais reservado somente para o consumo em datas especiais, como casamentos, formaturas, aniversários ou festas de final de ano. “Além de dar boas-vindas aos nossos convidados, os espumantes harmonizam com quase todos os tipos de pratos salgados, com exceção de saladas condimentadas com vinagre”, afirmou. “Na sobremesa, não há nada melhor do que um espumante moscatel”, completou.

Mas antes de arrolar uma série de normas e combinações, Jefferson Nunes disse que o mais importante “é não seguir regras fixas”. A degustação harmonizada é uma prova disso. Durante o evento, o peixe (bacalhau, no caso) é servido com espumante e não com vinho branco, como preveem alguns manuais de harmonização. Uma carne de caça, branca, o coelho, é escoltado por vinhos branco e rosé. “Temos que deixar que nossa curiosidade guie nossos sentidos. Não há certo e errado. Nem nada proibido. Temos de buscar o que realmente combina com nosso paladar e nos traz satisfação”, ensinou o sommelier.

Conheça o projeto

Este foi o segundo de quatro edições do evento “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”. A abertura ocorreu em Flores da Cunha, no dia 23 de setembro. Os próximos estão marcados para os dias 20 e 21, em Porto Alegre, no Becco Restaurante Praia de Belas - Blue Tree Millenium (Av. Borges de Medeiros, 3120 – Solarium). O pré-lançamento ocorreu em abril, na Expovinis 2010, em São Paulo.

Durante o jantar, os participantes recebem uma breve aula de harmonização, por meio de uma experiência divertida e inédita. São servidos quatro pratos acompanhados por sete vinhos brasileiros que, além de afinarem o paladar, despertam os sentidos numa mescla de textura, cores e sabores.


Os 21 vinhos e espumantes servidos nos eventos – sete em cada degustação harmonizada – foram selecionados entre 83 amostras enviadas pelas empresas, que foram avaliadas às cegas no dia 6 de abril, na sede do Ibravin, por enólogos da ABE (Associação Brasileira de Enologia), Escola de Gastronomia UCS/ICIF, FSI-Brasil (Federação dos Sommeliers Internacionais do Brasil) e representantes das empresas participantes. O resultado desta degustação técnica foi a seleção de 21 rótulos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina [veja lista abaixo].

Vinhos selecionados para o Projeto “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”

Vinho/Vinícola/UF
- Miolo Brut Rosé Cuveé Tradition - Miolo Wine Group | RS
- Ponto Nero Brut - Domno | RS
- Sozo Chardonnay 2008 - Sozo | RS
- Perico Taipa Rosé 2009 - Pericó | SC
- Don Guerino Teroldego 2005 - Don Guerino | RS
- Lidio Carraro Merlot 2005 - Lidio Carraro | RS
- Casa Perini Aquarela Rosé Moscatel - Perini | RS
- Panizzon Brut Rosé - Panizzon | RS
- Aurora Chardonnay Brut - Aurora | RS
- Casa Galiotto Chardonnay 2009 - Galiotto | RS
- Dal Pizzol Do Lugar Rosé 2009 - Dal Pizzol | RS
- Pizzato Merlot 2005 - Pizzato | RS
- Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2009 - Guatambú | RS
- Santo Emilio Cellebrato Moscatel - Santo Emílio | SC
- Cave Pericó Brut Rosé - Pericó | SC
- Venturini Vivere Brut - Casa Venturini | RS
- Casa Valduga Chardonnay Grand Reserva 2009 - Casa Valduga | RS
- Boscato Rosé - Boscato | RS
- Panizzon Maximus - Panizzon | RS
- Nubio Cabernet Sauvignon 2005 - Sanjo | SC
- Ponto Nero Moscatel - Domno | RS

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: