sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vinho, exercícios e boa alimentação ajudam a viver mais

A receita é do oncologista e professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, Gilberto Schwartsmann, proprietário da Vinícola Laurentia, em Barra do Ribeiro

“Dois cálices de vinho por dia podem ter efeito protetor em relação a doenças cardiovasculares”, afirmou o professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFRGS e empresário, Gilberto Schwartsmann. Ele, que é proprietário da Vinícola Laurentia, na Barra do Ribeiro, uniu os temas “Medicina e Vinho” durante a palestra no Tá na Mesa da Federasul dessa quarta-feira, dia 6 de outubro.

Entretanto, deixou claro que não há nenhuma evidência médica sólida que recomende o vinho para curar ou evitar o câncer, por exemplo, ou que indique tratamentos com a bebida. “Não existem coisas milagrosas, apenas sabe-se que o vinho está vinculado a bons hábitos que incluem exercícios físicos, pois cada pessoa é responsável por mudar seu próprio destino”, salientou.

Segundo Gilberto Schwartsmann, não fumar, medir a pressão arterial com frequência, manter uma dieta balanceada, controlando o índice de colesterol, e fazer exercícios físicos são práticas que contribuem para que o indivíduo não desenvolva doenças. De acordo com o especialista, as estatísticas apontam que três em cada dez pessoas irão morrer de doenças cardíacas, como infarto ou derrames, e duas deverão desenvolver câncer.

Schwartsmann ainda apresentou dados da Organização Mundial da Saúde que revelam que, nos próximos 30 ou 40 anos, a primeira causa de morte nos países em desenvolvimento, como o Brasil, será o câncer. “Isso porque haverá menos doenças cardíacas e as pessoas vão ter mais tempo de vida”, avaliou.

“Exames preventivos ajudam a eliminar muitas doenças. O desafio é saber que a vida pode nos dar uma rasteira”, informou o médico, que aconselhou que se viva como se fosse morrer amanhã.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: