terça-feira, 3 de agosto de 2010

CONCURSO NACIONAL DE VINHOS E DESTILADOS

A cidade de São Joaquim, na serra de Santa Catarina, irá sediar, entre os dias 9 e 13 de setembro próximo, o 7 Concurso Nacional de Vinhos Finos & Destilados - Concurso Mundial de Bruxelas - Edição Brasil 2010. Cachaçarias e quarenta e duas vinícolas já estão inscritas. Cerca de 250 amostras de vinhos finos elaborados nas regiões do Vale do São Francisco, Campanha gaúcha, Vale dos Vinhedos, Flores da Cunha e São Joaquim serão avaliadas pelo corpo de jurados, formado por jornalistas brasileiros e estrangeiros. Também serão avaliadas cachaças e grapas nacionais.

O evento tem o patrocínio do Ibravin, Apex Brasil, Acavitis, Sebrae SC, prefeitura de São Joaquim e do governo do Rio Grande do Sul. O objetivo do concurso é dar visibilidade nacional e internacional aos vinhos e destilados de qualidade produzidos no Brasil. E também promover o setor enoturístico da região onde é realizado o evento. Este ano, os holofotes estarão voltados para São Joaquim.

O Concurso Nacional de Vinhos e Destilados, que conta com o apoio do Concours Mondial de Bruxelles, vem sendo realizado desde 2004, em diferentes cidades. A primeira edição, ocorrida em São Paulo, reuniu 12 produtores e um número muito menor de amostras. A cada edição, aumenta o numero de participantes e vinhos. No ano passado, o evento aconteceu em Petrolina, no Nordeste. O crescimento do numero de amostras, de 2009 para 2010, foi de 30%, segundo a Market Press Comunicação, organizadora do evento pelo lado brasileiro. Com relação ao primeiro ano do evento, o número de empresas participantes cresceu 350%.

São Joaquim foi eleita cidade-sede do evento, este ano, pela posição destacada que vinhos e vinícolas daquela região estão conquistando no mercado nacional. São Joaquim é o epicentro das regiões produtoras de vinhos de altitude de Santa Catarina. As outras duas regiões são Caçador e Campos Novos. Essas regiões encontram-se dentro da área de atuação da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude – Acavitis, uma das patrocinadoras do evento este ano.

A escolha dos jurados internacionais é feita pela Vino Press Internacional, empresa sediada na Bélgica. Dezoito jurados, entre brasileiros e estrangeiros, vão avaliar as amostras e conceder a premiação aos vinhos destacados. Apenas 30% das amostras levarão os prêmios de Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze.

Entre os jurados brasileiros já confirmados estão Eduardo Viotti (diretor editorial da revista Vinho Magazine), Edécio Ambruster (colunista da revista Vinho Magazine) e Sérgio Inglez de Souza (presidente da SBAV-SP). Dentre os jurados estrangeiros estão o suiço Thomas Vaterlaus (editor chefe da revista Vinum) e o franco-canadense Jacques Orhon (professor e sommelier profissional). Outros nomes importantes ainda estão em fase de confirmação de presenças.

CONCURSO NACIONAL DE VINHOS E DESTILADOS

Data: 9 a 13 de setembro

Local: São Joaquim - SC

Organização: Market Press e Vino Press

Apoio: Ibravin, Apex Brasil, Acavitis, Sebrae-SC, prefeitura de São Joaquim,

governo do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: