terça-feira, 29 de março de 2011

Wines of Brasil promove degustação de vinhos brasileiros na Holanda

Em Amsterdã, 11 vinícolas apresentaram seus vinhos e espumantes para sommeliers, jornalistas, compradores e formadores de opinião holandeses. O país dos moinhos foi o 3º principal destino dos vinhos brasileiros em 2010.

Os vinhos brasileiros foram apresentados com sucesso na Holanda nesta segunda-feira (21). Como ocorreu nos últimos anos e por duas vezes em 2010, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o projeto Wines of Brasil (Wof), realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu uma degustação para um Clube de Sommeliers da Holanda no NH Barbizon Palace Hotel, em Amsterdã.

Onze (11) vinícolas – Aurora, Boscato, Casa Valduga, Cordilheira de Santana, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Salton e Santo Emilio – estiveram presentes mostrando seus vinhos e espumantes a 17 sommeliers convidados pela Embaixada Brasileira nos Países Baixos. A degustação acompanhada de palestra sobre os vinhos brasileiros foi feita pelo professor e jornalista holandês, Chris Ablas, que esteve no Brasil no ano passado.

Destaques

Eventos de degustação têm se mostrado bastante eficazes para as vinícolas verde-amarelas. No ano passado, as exportações de vinhos brasileiros para a Holanda cresceram 150%, na comparação com o ano anterior. Foram US$ 250,5 mil no ano passado, ante US$ 101 mil em 2009. Assim, o país dos moinhos passou da 6ª posição, em 2009, para o 3º lugar no ranking dos principais destinos dos produtos vinícolas nacionais em 2010. “No evento deste ano, os sommeliers disseram ter notado uma evolução nos vinhos brasileiros degustados”, afirma Andreia, acrescentando que, segundo eles, provavelmente este acréscimo de qualidade se deve à maior idade das videiras plantadas no Brasil.

Os espumantes continuam sendo uma unanimidade, tanto por sua excelente qualidade como pela boa relação custo-benefício. Os vinhos tintos de variedades mais exóticas – como Cabernet Franc, Ancellotta e Teroldego, entre outros – foram os mais elogiados. Mas também sobraram elogios a rótulos tradicionais elaborados a partir das cepas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Houve a sugestão de que o espumante rosé poderia ser um atrativo para as comemorações do Dia dos Namorados.

Depois da palestra, ocorreu uma degustação aberta para 70 pessoas, entre importadores, jornalistas e formadores de opinião escolhidos pela Embaixada do Brasil nos Países Baixos. Para encerrar o dia, um jantar harmonizado com vinhos brasileiros celebrou a parceria entre o MRE e o Ibravin, além da crescente presença dos produtos verde-amarelos na Holanda.

Entre as autoridades presentes estavam o ministro Carlos Alberto Asfora, o cônsul honorário Reiner W. L. Russel, o gestor de projetos da Apex-Brasil, Marcos Soares, além do diretor de Comércio e Turismo da Embaixada do Brasil em Haia, Ivens Signorini.

Saiba mais

Empresas como Casa Valduga, Lidio Carraro e Miolo, sempre presentes nos eventos promovidos na Holanda, aumentaram significativamente suas vendas para a Holanda. As exportações da Lidio Carraro para o país dobraram em 2010; as da Casa Valduga cresceram quatro vezes; e as da Miolo mais de cinco vezes.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: