quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ibravin anuncia vinícolas destaques de 2010

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divulgou as vinícolas destaques 2010, escolhidas por meio de votação das empresas participantes dos projetos de promoção no mercado interno (Vinhos do Brasil) e por desempenho no mercado externo (Wines of Brasil, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A entrega do troféu Saca-rolhas foi feita nesta terça-feira (7) à noite, na vinícola Lovara, em Bento Gonçalves (RS).

O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Júlio Fante, comentou que o ano foi de muito trabalho para as vinícolas brasileiras. “Apesar das dificuldades, encerramos o ano alegres por ter a certeza do dever cumprido: construímos a imagem e a confiança dos produtos derivados da uva elaborados no Brasil junto aos consumidores e aos formadores de opinião”, afirmou. “Este resultado amplamente positivo, que se reflete nas vendas de vinhos, espumantes e suco de uva, é fruto do empenho de todas as empresas”, reconheceu. “O melhor do ano é chegarmos ao seu encerramento convictos de que o setor vitivinícola está mais forte e unido”.


Os gerentes dos projetos Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, e do Vinhos do Brasil, Diego Bertolini, anunciaram juntos os resultados do ano. “Estamos cada vez mais caminhando lado a lado. Este foi um ano fundamental para a comunicação da imagem do vinho brasileiro, a começar pela definição do nosso posicionamento de marca para o consumidor, que culminou na integração das logomarcas usadas para os mercados externo e interno”, comentou Andreia. Bertolini, por sua vez, ressaltou o sucesso alcançado pelo Ibravin no aumento da percepção de qualidade sobre a categoria de vinhos brasileiros.

Entre os números anunciados estão a participação de 60 vinícolas em nove feiras no Brasil e no mundo, com a prospeção de quase R$ 12 milhões em negócios. Ainda foram realizados 65 eventos em três estados do Brasil e em nove países pelo mundo. Durante o ano, foram trazidos pelo Projeto Imagem Nacional e Internacional 86 jornalistas de 10 países e cinco estados brasileiros.

Wines of Brasil
Miolo, Salton, Pizzato e Lidio Carraro foram os grandes destaques do ano, por desempenho, do Wines of Brasil. A Miolo ganhou em duas categorias: venda para o maior número de países (18) e o maior valor exportado entre as 37 vinícolas participantes do projeto de exportação do Ibravin e da Apex-Brasil.

O maior crescimento nas vendas ao exterior foi obtido pela Pizzato, com acréscimo de 2.751% nos seus resultados de 2010, na comparação com 2009. A Lidio Carraro foi a vinícola que mais participou das ações realizadas pelo Wines of Brasil em 2010, estando presente em 17 eventos no exterior. O maior valor em contrapartida ao projeto foi da Salton.

Vinhos do Brasil

Pelo projeto Vinhos do Brasil, as empresas destaques do ano foram Dal Pizzol (pela recepção aos jornalistas do Projeto Imagem do 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil), Salton (também pela recepção aos jornalistas desta vez do Projeto Imagem da 18ª Avaliação Nacional de Vinhos), Pizzato (pela recepção aos profisisonais do Projeto Imagem do Senac), Miolo (empresa destaque no mercado interno 2010).

Os votos foram dados por jornalistas e sommeliers presentes nos Projetos Imagens realizado pelo Ibravin durante o ano. Patrícia Carraro, da Lidio Carraro, foi eleita pelos representantes das vinícolas como a profissional destaque do ano no mercado interno.

Veja os vencedores:

Wines of Brasil

1) Maior valor exportado: Miolo
2) Maior crescimento em exportação: Pizzato
3) Maior número de países: Miolo
4) Maior Participação em ações do projeto: Lidio Carraro
5) Maior valor em contrapartida ao projeto: Salton

Vinhos do Brasil
1) Desatque do Projeto Imagem do 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil: Dal Piazzol
2) Destaque do Projeto Imagem da 18ª Avaliação Nacional de Vinhos: Salton
3) Destaque Projeto Imagem do Senac: Pizzato
4) Empresa destaque no mercado interno 2010: Miolo
5) Profissional destaque de 2010: Patrícia Carraro

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: